Guia que irá lhe AJUDAR a entender se o seu cabelo está SAUDÁVEL
Na dúvida se o seu cabelo está saudável ou não? Então confira esse guia que vai te ajudar a identificar se os seus fios estão em dia
Ter o cabelo saudável é um sonho pra todo mundo, não é mesmo, mas será que você sabe identificar se as suas madeixas se encontram nesse estado? Pois é, nem sempre é fácil bater o martelo sobre se o cabelo está em sua melhor versão, ou precisa de algum tipo de tratamento, mas nesse artigo nós vamos te ajudar a sair da dúvida.
5 dicas preciosas para saber se o seu cabelo está saudável
Afinal, o que é um cabelo saudável? Bem, essa pergunta pode ter respostas não muitos claras, já que por vezes, alguns produtos do dia a dia podem mascarar problemas do nosso cabelo, o que dificulta identificar sua condição apenas analisando sua imagem.
Veja também:
Guia definitivo para cortar cabelo em casa: resultados dignos de salão de beleza
Nesses casos, é preciso ficar atento a outros indícios que as madeixas revelam de quem podem estar precisando de algum tratamento mais potente.
Se você, assim como a maioria das pessoas, não sabe exatamente como fazer essa análise, confira a seguir 5 dicas que certamente irão te ajudar a descobrir se o seu cabelo realmente está saudável, ou precisando de ajuda.
O que Mais Você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Brilho é indício de cabelo saudável
O brilho é uma das primeiras coisas que se percebe em um cabelo saudável, e é um dos poucos efeitos que não perduram muito com produtos que mascaram a saúde dos fios.
Um cabelo brilhoso é sinal que de o cabelo está com as cutículas bem fechadas e se encontra em um PH correto. Assim, se ao olhar no espelho, com o cabelo seco (e sem chapinha ou babyliss), você percebe que os seus fios estão brilhosos, isso é um forte indício de que sim, seu cabelo é saudável.
Frizz não é tão comum em cabelo saudável
O frizz é um claro sinal que existe desidratação dos fios e que o cabelo apresenta uma porosidade muito além do que deveria.
Porosidade nada mais é do que a cutícula do cabelo que fica exposta, dificultando a penetração de produtos de tratamento já que não segura quase nada do que chega até o fio.
Podemos dizer que o frizz são cabelinhos “sedentos”, e é por isso que tendem a aparecer mais em ambientes com umidade. Assim, se o seu cabelo não costuma sofrer com o frizz, ele possivelmente está saudável.
Fique atenta ao crescimento
Nada fala mais sobre a saúde do cabelo, e do corpo em geral, do que o crescimento capilar.
Por via de regra, um cabelo saudável cresce entre 1 cm e 1,5 cm ao mês, o que significa que o fio está recebendo todos os nutrientes que precisa e que o couro cabeludo está em boa estado.
Portanto, fique atenta ao crescimento do seu cabelo. Faça fotos do comprimento de 3 em 3 meses e compare.
Cabelo muito difícil de desembaraçar após a lavagem
Cabelos saudáveis tendem a ser facilmente desembaraçados, mesmo os cabelos cacheados e crespos.
O que costuma dar o embaraço potente aos cabelos, é a desidratação que aumenta a porosidade. Essa condição costuma ressecar o cabelo, dando ao fio um aspecto espigado mesmo quando ele está molhado.
Portanto, se o seu cabelo é desembaraçado com facilidade após o banho, fique tranquila que ele provavelmente está em ótimo estado.
Teste da água para esclarecer qualquer dúvida
Por fim, se ainda assim você ficou com dúvidas para identificar a condição do seu cabelo, você sempre pode fazer o teste do copo de água.
Esse teste deseja testar o nível de porosidade do cabelo e é muito simples de ser feito.
Tudo o que você precisa é de um copo cheio de água e um fio de cabelo. Coloque o fio de cabelo na água e espere para ver o que acontece. Se o cabelo flutuar, significa que as cutilas do fio estão fechadas e o cabelo está ótimo.
Se o fio afundar, no entanto, é sinal de que há porosidade, e assim, é preciso dar uma boa atenção aos tratamentos com máscara e outras intervenções.
CONFIRA Também:
Arrancar fio de cabelo branco faz nascer outro no lugar? Explicamos!
Carolina Herrera detona UM corte de cabelo e sugere 3 opções mais elegantes para mulheres com +40 anos
» Veja dicas de Moda e Beleza exclusivas para você
Deixe seu comentário