Hidratação com Maizena funciona mesmo? Veja as melhores receitas
Amaciar as madeixas é uma das missões mais procuradas pelas mulheres. Contudo não é incomum encontrarmos quem aposte em receitas caseiras para fazer isso. Uma delas, por exemplo, é o uso da Maizena para a hidratação, você já ouviu falar?
Neste conteúdo, portanto, a gente te conta se realmente ela funciona, assim como algumas observações importantes que você precisa considerar. Vem ver!
O que é Hidratação com Maizena?
Considerada uma grande aliada na cozinha, a Maizena está presente nas receitas de hidratação dos cabelos também. Ela consiste em misturar o produto com água e máscara de tratamento, onde a pasta formada é aplicada sobre os cabelos úmidos a fim de restaurar os fios.
Neste caso, o objetivo principal é diminuir a oleosidade do couro cabeludo, bem como reparar as pontas ressecadas e até mesmo reduzir o frizz.
Leia também: Hidratação com Babosa: receita caseira para você fazer hoje mesmo
Receitas que você pode apostar
A hidratação com maizena pode ser usada tanto para reconstruir os fios mais ressecados, assim como enaltecer o brilho das madeixas. Por isso, aqui vai duas receitas que você pode tentar em casa.
O que Mais Você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Hidratação para reconstruir
Misture: 2 colheres de máscara capilar com uma colher de amido de milho, 100ml de água e uma colher de azeite de oliva.
Aplique a mistura após o banho e deixe agir por pelo menos 15 minutos. Retire o produto em seguida.
Hidratação para dar brilho
Misture: 2 colheres de açúcar, 2 colheres de máscara de tratamento capilar, 1 colher de amido, 1 colher de óleo de coco e 1 copo de água.
Antes de aplicar a mistura, cozinhe o amido com água em uma panela até formar um mingau. Deixe esfriar e misture os demais ingredientes. Após o banho, faça a aplicação do produto e deixe agir por pelo menos 15 minutos. Retire a pasta do cabelo por completo após o uso.
A técnica realmente funciona?
Embora pareça simples e fácil de aplicar, a hidratação com maizena ainda traz dúvidas sobre a sua eficácia. Quem opta por fazê-la com frequência reforça que a técnica dá resultados positivos. Vale destacar que o produto conta com ácido lático, um componente eficiente na renovação da fibra capilar.
Contudo vale lembrar, que embora seja bastante popular, ainda assim não existem evidências científicas sobre o assunto. Assim o funcionamento dela ainda é um tanto duvidoso e precisa ser considerado na hora de aplicar.
Riscos de usar a hidratação com Maizena
E se você continua em dúvida sobre os riscos que a hidratação a partir da maizena pode trazer aos seus cabelos, nós preparamos uma lista com três deles para você entender. Vale lembrar que usar cosméticos profissionais ainda é a melhor escolha.
1. Irritação do couro cabeludo
O amido de milho presente na maizena pode trazer irritações ao seu couro cabeludo. Isso porque ele acaba por tampar os poros quando colocado em excesso. Assim como grudar sobre a fibra capilar e agir como uma espécie de cola.
2. Alteração do PH do cabelo também pode acontecer caso a hidratação com maizena traga produtos cítricos
Dependendo do que a maizena na hidratação seja misturada, ela também pode afetar o PH da fibra capilar e contribuir para um desequilíbrio. Ao invés de contribuir com seu fortalecimento, o amido pode se tornar um vilão caso não seja ministrado corretamente.
3. Desenvolvimento de fungos e bactérias sobre as madeixas
Por fim, não podemos terminar esse conteúdo sem falar do desenvolvimento de fungos e bactérias. Embora tenha propriedades que nutram os fios, a hidratação com maizena também pode acabar propícia ao desenvolvimento de fungos por ser uma região quente e úmida. Bactérias também se proliferam muito rápido nessas condições. Portanto certifique-se de retirar bem o produto depois do uso, ok?
Gostou do conteúdo?
Então você também pode gostar: Como usar o Óleo de Abacate na pele e no cabelo: Guia completo
O guia completo para escolher o óleo capilar ideal para você: Lola, L’Oréal, TRESemmé e Wella
» Veja dicas de Moda e Beleza exclusivas para você
Deixe seu comentário