Início » Cabelo » Essas são as DIFERENÇAS entre a reparação e a reconstrução capilar

Essas são as DIFERENÇAS entre a reparação e a reconstrução capilar

A coloração é uma das mais escolhidas pelas mulheres a fim de mudar as madeixas e dar aquela repaginada no visual. Contudo o processo químico também possui algumas desvantagens já que afeta a saúde dos fios necessitando então que eles passem por reparação e reconstrução capilar. 

Fato é que é comum as pessoas confundirem esses dois tratamentos para o cabelo. Você sabia que eles não são a mesma coisa? Neste conteúdo, portanto, você confere as diferenças. Acompanhe.

Diferenças reparação reconstrução capilar
Diferenças reparação reconstrução capilar

Reparação e Reconstrução capilar: O que são, qual a diferença

Quando nosso cabelo está muito danificado, onde pontas duplas aparecem com frequência e ao invés de brilho e maciez os fios apresentam opacidade e queda saiba que só a reparação e a reconstrução capilar podem salvar. 

cabelos ressecados

Embora sejam procedimentos de tratamento voltado para o cabelo, os dois são processos diferentes e antes de optar por um ou outro é essencial diferenciar. 

A principal delas está na atuação. Enquanto a reparação atua do lado externo dos fios, a reconstrução é um pouco mais profunda e age na raiz do problema, sendo então ideal em casos de dano severo a fibra capilar. 

Portanto anote aí: 



Reparação Capilar – o tratamento atua no lado externo do fio, dando nutrição e hidratação as madeixas que possuem dano moderado. Neste caso os produtos não são tão intensos, já que podem pesar sobre os cabelos. Incluem nesse caso shampoos e condicionadores, bem como cremes de pentear e de hidratação. 

Reconstrução Capilar – é mais profunda do que a reparação. Neste caso o processo trabalha a parte interna da fibra capilar, oferecendo nutrição intensa a fim de reestabelecer a saúde do fio desde a sua raiz. Neste caso o processo inclui máscaras reconstrutoras específicas, assim como também uma linha de shampoo e condicionadores reestruturantes.  

Veja também: 

Motivos para você LAVAR a sua escova de cabelo AGORA mesmo – isso pode estar DANIFICANDO seu cabelo

Exemplos de produtos 

Quem pretender iniciar um processo de reparação ou reconstrução capilar em casa deve saber que existem diversas linhas para este fim. Neste caso vale conhecer alguns dos produtos para se inspirar. Pensando nisso listamos abaixo alguns deles. 

Para reparação do cabelo podemos usar cremes compostos por óleo e manteigas que irão ajudar a nutrir as madeixas. Portanto procure produtos que possuam princípio ativo como Óleo de rícino, que possui ação fortalecedora, Óleo de Argan, que ajuda a controlar o frizz, Óleo de Amla, que reduz as pontas duplas entre outros. 

Para reconstrução busque por máscaras reconstrutoras que possuem queratina, a qual é responsável por garantir a força e resistência das madeixas. Também busque por produtos que contenham colágeno, o qual ajuda a hidratar as cutículas dos fios, creatina que ajuda a reparar os danos e cisteína que atua diretamente no fortalecimento dos fios. 

Marcas famosas e conhecidas do mercado já possuem linhas completas para cada tipo de procedimento, portanto, faça uma boa varredura para encontrar os melhores já que agora você já sabe quais princípios ativos são importantes. 


O guia completo para escolher o óleo capilar ideal para você: Lola, L’Oréal, TRESemmé e Wella

» Veja dicas de Moda e Beleza exclusivas para você

mulher de costas com cabelo com frizz
Jornalista especializada em beleza e moda, dedicada a explorar o universo feminino há mais de dois anos. A cada artigo, busco trazer ideias que ajudem as pessoas a se sentirem bem consigo mesmas, sempre com um olhar atento às últimas tendências e inovações do mercado.

Deixe seu comentário