Dermatologistas Revelam os 5 Maiores Erros no cuidado com a Pele Oleosa
A pele oleosa é um desafio para muitas pessoas que buscam controlar o brilho excessivo e prevenir problemas como acne e cravos. Embora a manutenção da rotina de cuidados com a pele seja essencial, alguns erros comuns podem piorar a situação, em vez de ajudar.
Dermatologistas alertam para práticas que, se feitas de forma inadequada, podem prejudicar a saúde da pele oleosa.
1. Limpeza excessiva

A limpeza é um passo fundamental no cuidado da pele oleosa, mas o exagero pode ser prejudicial.
Dermatologistas apontam que a limpeza excessiva remove não apenas o sebo, mas também os óleos essenciais necessários para manter a pele equilibrada. Quando a pele é lavada em demasia, ela se torna vulnerável, podendo ficar ressecada e com sensação de rigidez.
Esse desequilíbrio pode, na verdade, estimular a produção de mais sebo, intensificando o problema.
2. Esfoliação excessiva
Embora a esfoliação ajude a remover o acúmulo de células mortas e poluentes da superfície da pele, ela deve ser feita com cautela.
O que Mais Você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Esfoliar a pele em excesso pode ter o efeito oposto, removendo os óleos naturais e deixando a pele mais suscetível a irritações e ressecamento.
Os dermatologistas recomendam uma esfoliação moderada, uma vez por semana, utilizando produtos suaves para evitar danos à barreira lipídica da pele.
3. Falta de hidratação

Uma das maiores crenças equivocadas sobre a pele oleosa é que ela não precisa de hidratação.
No entanto, a pele oleosa também requer água para manter sua integridade. Quando a pele não recebe a hidratação adequada, as glândulas sebáceas aumentam sua produção de sebo, o que resulta em mais oleosidade e brilho.
Usar um hidratante leve e livre de óleos ajuda a manter o equilíbrio da pele e previne a superprodução de sebo.
4. Uso de fórmulas pesadas em óleo
Pele oleosa e cremes pesados, ricos em óleos, não combinam bem. Produtos que não são formulados especificamente para peles oleosas podem obstruir os poros, contribuindo para o surgimento de acne e cravos.
A solução está em escolher produtos com fórmulas em gel, que são mais leves e ajudam a controlar a oleosidade sem comprometer a hidratação.
Esses produtos, além de prevenir acne, deixam a pele com um acabamento mais fresco e menos brilhante.
5. Uso de protetores solares inadequados

Protetores solares são essenciais para proteger a pele contra os danos do sol, mas escolher o produto errado pode agravar o problema da oleosidade.
Protetores solares pesados ou comedogênicos podem piorar o brilho excessivo e obstruir os poros.
Por isso, a recomendação dos especialistas é optar por protetores solares leves e não comedogênicos, que ajudam a controlar a produção de sebo e ainda protegem a pele contra os raios UVA e UVB.
Hidratante labial de farmácia: os mais baratos para te ajudar a proteger os lábios do ressecamento
» Veja dicas de Moda e Beleza exclusivas para você
Deixe seu comentário