Como lavar o cabelo corretamente e hidratar: tutorial em apenas 5 passos
Lavar o cabelo corretamente, bem como hidratar os fios nem sempre é uma tarefa tão fácil como parece. Mais que ensaboar os fios embaixo da água, nossos fios precisam de cuidados periódicos e específicos capazes de torná-lo cada vez mais saudável.
Assim, se você ficou com aquela pulga atrás da orelha para saber se está lavando as madeixas corretamente, ou então aprender de fato como fazer o processo sem erros, não se preocupe. Preparamos por aqui um tutorial bem legal para você colocar em prática. Vem ver!
Lavar o cabelo corretamente: 5 passos importantes que você precisa colocar em prática
Antes de começar, vale entender que a maneira como você lava e hidrata seu cabelo pode ter um grande impacto na saúde e na aparência dos fios. Assim, neste tutorial, vamos mostrar como lavar o cabelo corretamente e fazer uma hidratação profunda para manter seus cabelos saudáveis e duradouros.
Mais que ensaboar os fios, vale considerar fazer movimentos específicos, bem como manter uma rotina dos produtos aplicados. Olha só:
Leia também: Os 5 melhores shampoos anticaspa para você ter no banheiro
1. Tenha os materiais necessários para lavar o cabelo corretamente
O primeiro passo para lavar o cabelo corretamente é separar de fato todos os materiais necessários. Vale pontuar que cada tipo de fio requer um produto específico. Se você tem madeixas encaracoladas, aposte na linha para cachos. Caso seja liso e oleoso, invista em um shampoo apto a tirar a oleosidade excessiva.
O que Mais Você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Assim separe os produtos que gosta e tem afinidade tanto para a higienizar os fios e condicioná-los. Também tenha um pente de dentes largos para facilitar o processo e uma boa máscara de hidratação para finalizar os fios no final.
2. Antes de entrar na água desembarace bem os fios
O segundo passo para ter uma boa limpeza dos fios é desembaraçá-los. Pentei os fios fora do banho para que eles sejam fáceis de manusear sobre a água. Vale lembrar que forçar o cabelo molhado pode arrebentá-lo com mais facilidade, portanto escove as madeixas ainda secas. Não pule essa etapa.
3. Molhe as madeixas e aplique o condicionador
Uma vez desembaraçados você já pode começar a lavagem. Aqui molhe as madeixas com água não muito quente e aplique o shampoo de preferência. Vale lembrar que lavar o cabelo corretamente exige produtos de qualidade, portanto opte por aqueles sem sulfato caso seus fios já sejam mais ressecados.
Além disso, aplique uma quantidade adequada de shampoo na palma da mão e espalhe-o pelo couro cabeludo. Massageie suavemente com as pontas dos dedos, fazendo movimentos circulares. Isso ajudará a remover o acúmulo de sujeira, óleo e produtos capilares. Contudo evite esfregar o comprimento dos fios, pois pode causar danos.
Após enxaguar e retirar todo o shampoo, aplique em seguida o condicionador sobre as pontas. Faça o mesmo processo de movimentos circulares, contudo evite a raiz. Deixe agir por alguns minutos conforme as instruções do produto, isso ajudará a suavizar e desembaraçar o cabelo.
4. Enxágue o condicionador e finalize com a máscara de hidratação
O condicionador também precisa ser totalmente removido. Portanto o quarto passo exige que você enxágue as madeixas com água morna e certifique-se que todo o produto tenha saído.
Para finalizar, por sua vez, utilize a máscara de hidratação para nutrir os fios. Aqui também irá variar bastante conforme a recomendação do fabricante.
Faça uso do produto ao menos uma vez na semana após o banho para restaurar a umidade e a saúde de seus cabelos. Há que prefira substituir o condicionador por ela algumas vezes. Faça como preferir.
Leia também: Cremes de hidratação baratos e bons: os melhores para um baixo orçamento
5. Deixe secar as madeixas naturalmente
Por fim, não esqueça de deixar as madeixas secar naturalmente. Embora a rotina corrida afete esse tempo de secagem, vale lembrar que secadores e outros produtos podem prejudicar a fibra capilar.
Portanto, mais que saber lavar o cabelo corretamente, também é importante apostar na secagem natural. Caso seja impossível não deixe aplicar o protetor térmico, ok?
O guia completo para escolher o óleo capilar ideal para você: Lola, L’Oréal, TRESemmé e Wella
» Veja dicas de Moda e Beleza exclusivas para você
Deixe seu comentário