Cabelo oleoso? Siga ESTAS dicas para evitar que isso aconteça
O cabelo oleoso é um dilema para muitas mulheres. Embora a oleosidade não seja de todo ruim para as madeixas, há aquelas que desenvolvem o problema em grande quantidade afetando drasticamente o visual, já que traz uma aparência mais opaca e até mesmo de suja aos fios.
A boa notícia é que existe como driblar o problema e evitar de uma vez que isso aconteça. Neste conteúdo, portanto, você confere como fazer isso. Vem ver!
Cabelo Oleoso: 5 dicas de como prevenir o problema
Antes de saber como evitar o cabelo oleoso é necessário entender como ele acontece. A oleosidade é produzida pelo próprio couro cabeludo e tem como função evitar a perda de água das madeixas, assim como de seus nutrientes.
O problema de fato é o excesso, o qual é produzido normalmente por questões fisiológicas, ou seja, do próprio corpo, assim como alterações hormonais. Banhos muito quentes, uso de secador e uma alimentação cheia de gordura também são fatores de risco para a produção de oleosidade em excesso.
Portanto, para evitar o problema é necessário seguir algumas regras como:
Evite banhos muito quentes, pois eles também deixam o cabelo mais oleoso
O primeiro passo para combater o cabelo oleoso é evitar os banhos muito quentes. Vale lembrar que a temperatura quente favorece a produção da oleosidade e quanto mais quente a água for, mais ela será incentivada. Portanto, opte por banhos mais mornos e até frios. Combinado?
O que Mais Você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Além da temperatura, diminua a quantidade de lavagem das madeixas
Outra forma de evitar a produção da oleosidade em excesso é lavar menos as madeixas.
Embora o aspecto de sujo incomode um pouco no começo é importante diminuir a quantidade de lavagens para driblar a produção da oleosidade das madeixas. Lavar demais pode ter efeito rebote e aquilo que era para diminuir a oleosidade pode gerar óleo ainda mais.
Não esfregue o couro cabeludo
Ao lavar também evite esfregar o couro cabeludo. A ação pode machucar a região e incentivar ainda mais as glândulas sebáceas para proteger os fios. Portanto nada de fazer isso, ok?
Leia também:
5 alimentos que você pode consumir para FORTALECER o seu cabelo
Diferente do que se pensa, o cabelo oleoso também precisa de hidratação
Outro mito grande que envolve o cabelo oleoso é a hidratação. Diferente do que se pensa, as madeixas também precisam ser hidratadas e tratadas a fim de nutrir a fibra capilar. Neste caso é necessário buscar os produtos específicos e claro não exagerar na quantidade de produto para não pesar os fios.
Use o shampoo seco para driblar a vontade de lavá-lo toda hora
Por fim, busque apoio no shampoo seco. A sensação de cabelo sujo incomoda e faz com que a gente lave mais vezes, contudo para driblar essa vontade vale usar o shampoo seco quando a sensação aparecer.
Ele ajuda a dar um aspecto mais renovado as madeixas oleosas e de quebra permite prevenir o estímulo a oleosidade excessivo.
O guia completo para escolher o óleo capilar ideal para você: Lola, L’Oréal, TRESemmé e Wella
» Veja dicas de Moda e Beleza exclusivas para você
Deixe seu comentário