A menopausa é um processo fisiológico pelo qual a mulher passa, dito isso, ela é uma das principais causas de queda de cabelo, pois acontece uma diminuição do estrogênio, hormônio que é fundamental na constituição do cabelo.
De modo geral, quando a mulher entra na menopausa, pode sofrer com grandes alterações. Pensando nisso, separamos uma matéria com um guia completo sobre as madeixas nessa época da vida. Acompanhe!
Cabelo na MENOPAUSA: o que acontece com os fios
Um dos principais hormônios que contribui para o crescimento do fio do cabelo é o estrogênio, e quando uma pessoa entra nessa fase, o cabelo é imediatamente afetado.
O cabelo na menopausa pode ficar:
Mais finos e ralos
Os fios perdem massa capilar, o que contribui para a perda de volume e deixa os mesmos mais suscetíveis à quebra. Além disso, o cabelo pode também ficar mais ralo, surgindo falhas.
Ressecado
Com o amadurecimento, o couro cabeludo perde a lubrificação natural, o que resulta em fios ressecados.
Brancos
Ao atingir a menopausa, é comum que os fios fiquem brancos.
Dicas para cuidar do cabelo na menopausa
Em geral, o cabelo pode sofrer diversas alterações na menopausa devido às mudanças hormonais, porém, algumas coisas podem ser feitas, como:
Ter cuidados com os fios
Por se tratar de um cabelo que está mais seco, fino, ralo e muitas vezes brancos, é necessário ter alguns cuidados especiais como priorizar o uso de tonalizante ao invés de tinturas, realizar hidratações periódicas, evitar processos químicos de alisamento, entre outros.
Mudar os hábitos de vida
Diversos hábitos devem ser revistos, busque evitar o uso de tabaco e consumir em excesso bebidas alcoólicas e medicamentos e tenha hábitos mais saudáveis priorizando exercícios físicos, uma boa noite de sono e uma alimentação rica em nutrientes.
Evitar se estressar
O estresse está diretamente associado à queda de cabelo devido às mudanças hormonais que causa no organismo.
Por isso, você deve buscar ter um estilo de vida que reduza situações de estresse do dia a dia. Inclua em sua rotina a prática esportiva, momentos de lazer e descanso.
Tratamentos especializados
Alguns tratamentos especializados podem auxiliar a evitar a queda de fios, duas técnicas muito utilizadas são o laser e o transplante capilar.
O transplante capilar é um procedimento cirúrgico que está cada vez mais conhecido no mercado, e existem dois métodos diferentes. No geral, ele baseia-se em retirar folículos pilosos de uma área do corpo e colocá-los em áreas que sofrem com a queda e perda de cabelo.
Por fim, caso opte por essa solução, busque por profissionais especializados que possuem bons feedbacks para lhe auxiliar.