Mulheres maduras estão cuidando do cabelo misto com ESTAS 6 dicas
Veja seis dicas para cabelo misto que tornam os fios mais saudáveis em qualquer idade, sendo as mulheres maduras as mais beneficiadas
Cuidar do cabelo misto pode ser um desafio, especialmente para mulheres maduras, cujo cabelo pode apresentar características ainda mais marcantes desse tipo.
Ele é aquele que possui o couro cabeludo oleoso, enquanto as pontas tendem a ser mais secas. A seguir, separamos algumas dicas essenciais para manter a saúde e a beleza do fio, com base nas informações da especialista Renata Fraga.
Dicas para mulheres maduras cuidar do cabelo misto
1. Evite lavar o cabelo com água quente
Água quente é uma vilã para o cabelo misto. Ela estimula a produção de sebo no couro cabeludo, o que pode aumentar a oleosidade.
Por isso, prefirir lavar os cabelos com água morna ou fria ajudará a manter o equilíbrio da oleosidade, segundo Fraga.
2. Cuidado com produtos redutores de volume
Redutores de volume podem ser tentadores para quem busca um cabelo mais disciplinado, mas seu uso frequente pode inflamar o couro cabeludo e agravar a oleosidade, principalmente após a terceira idade.
Assim, a especialista recomenda optar por produtos que promovem hidratação sem pesar nos fios e usar redutores de volume com moderação.
O que Mais Você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
3. Evite o uso excessivo de secador e prancha
O uso constante de secador e prancha nos cabelos mistos, por outro lado, também pode ressecar ainda mais as pontas do cabelo misto.
Vale tentar restringir o uso desses aparelhos a ocasiões especiais e, sempre que possível, deixar o cabelo secar naturalmente. Quando for inevitável, Fraga recomenda aplicar um protetor térmico para minimizar os danos.
4. Hidratação focada nas pontas no cabelo misto
Cabelo misto requer hidratação intensa nas pontas para combater o ressecamento. Fraga então recomenda usar máscaras hidratantes específicas para a região, e invistir em tratamentos caseiros, como a mistura de babosa (Aloe Vera) com o creme de hidratação de preferência.
Aplicar a mistura nas pontas e deixar agir por 20 a 30 minutos antes de lavar é a melhor forma de aproveitá-las.
5. Limpeza delicada do couro cabeludo
Manter o couro cabeludo limpo, por sua vez, também está entre as dicas fundamentais, mas é importante usar produtos que limpem sem agredir.
Vale procurar aqueles que trazem equilíbrio as necessidades de todo o comprimento do cabelo.
6. Rotina de cuidados personalizada para cabelo misto
Por fim, vale criar uma rotina de cuidados personalizada, que leve em consideração as particularidades do cabelo misto maduro, segundo Fraga.
Isso inclui a frequência ideal de lavagem, a escolha dos produtos certos e a prática de hábitos que beneficiem tanto o couro cabeludo quanto as pontas dos fios.
Continue lendo por aqui: Cuidados com a pele que as mulheres de 50, 51, 52, 53, 54 e 55 anos precisam saber
O guia completo para escolher o óleo capilar ideal para você: Lola, L’Oréal, TRESemmé e Wella
» Veja dicas de Moda e Beleza exclusivas para você
Deixe seu comentário