Cabelo x Gravidez: Por que os fios caem após a gestação? Entenda, saiba como evitar e mais
Após passar por uma gestação, não é incomum os casos de mulheres que percebem uma queda acentuada de cabelo. Aquilo que antes era quase imperceptível, acaba por preocupar a maioria das puérperas, que por certo tempo acreditam que nunca mais terão seus lindos cabelos de volta. Contudo não é bem assim e é justamente por isso que criamos esse post. Nele você descobre a relação entre o cabelo e o pós-gravidez. Vem ver!
Por que a queda de cabelo após a gravidez acontece?
Primeiramente vale saber que a queda de cabelo após a gravidez é mais comum do que se pensa e possui até um nome: eflúvio telógeno.
O problema é caracterizado como uma queda de cabelo intensa, porém temporária e que cria falhas no couro cabeludo. Isso pode acontecer por diversos fatores inclusive antes da gravidez, contudo é nela que o problema se intensifica devido às alterações hormonais do corpo da mulher.
Após o parto, o corpo feminino passa por uma redução de hormônios, o que resulta em um distúrbio do couro cabeludo onde muitos fios acabam caindo ao mesmo tempo, possibilitando as falhas.
Entre as principais questões envolvidas, neste caso, estão: alterações hormonais, má alimentação devido aos cuidados com o bebê, o excesso de sangramento no período após o parto e também estresse emocional.
Existe como tratar?
A boa notícia é que sim, existe como tratar. Embora a queda de cabelo após a gravidez seja passageira, é necessário ficar atenta para caso ela continue mesmo após a normalização dos hormônios (cerca de três meses do bebê).
O que Mais Você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Caso você continue perdendo fios é importante buscar orientação médica já que possuem tanto medicamentos orais e tópicos para serem utilizados.
Leia também: Dicas EXCLUSIVAS que irão te salvar da queda de cabelo
Quando se preocupar com a queda de cabelo após gravidez?
Vale lembrar que a perda de cabelo é algo fisiológico. Neste caso é comum e esperado que as pessoas percam alguns fios todos os dias.
Contudo quando a queda se torna maior que 100 fios diários é hora de ligar o alerta não só quando o cabelo cai após a gravidez.
Vale lembrar que o eflúvio telógeno pode acontecer também fora desse período e está ligada a diversos fatores com estresse psicológico, traumas e hemorragias.
Tem como evitar?
A queda de cabelo após a gravidez é comum entre as mulheres. Por mais que muitas desejem evitar esse processo infelizmente é quase impossível devido às alterações hormonais.
Contudo em outras ocasiões existem formas de conter o problema e que podem ser inseridas no dia a dia da nova mamãe. Entre eles estão um bom cronograma capilar, uma alimentação balanceada e também controle emocional.
A gente sabe que pedir tudo isso para a nova rotina é um tanto complicado, mas com uma boa rede apoio vale apostar nos cuidados. Combinado?
O guia completo para escolher o óleo capilar ideal para você: Lola, L’Oréal, TRESemmé e Wella
» Veja dicas de Moda e Beleza exclusivas para você
Deixe seu comentário