Cabelos e Menopausa: esses são os 3 cuidados que você deve ter com os seus fios
Cuidar dos cabelos durante a menopausa é um desafio e tanto para as mulheres. A queda nos níveis dos hormônios femininos como o estrogênio provocam mudanças e tanto na beleza da mulher. Dessa forma cuidar dos fios é uma tarefa que precisa ser contínua principalmente para evitar quedas excessivas e também impactos na sua autoestima.
Pensando nisso, nós decidimos falar mais sobre o assunto por aqui. Neste conteúdo você confere como cuidar das madeixas após essa fase da vida e assim garantir saúde tanto física com emocional. Vem ver!
Como os cabelos são afetados com a menopausa
Durante a vida reprodutiva toda mulher produz estrogênio, um hormônio feminino potente e protetor que melhora tanto a qualidade das madeixas, como também deixa a pele perfeita.
Contudo durante o climatério, período de transição entre a fase reprodutora e não reprodutora da mulher, o hormônio reduz seus níveis o que afeta consequentemente a saúde dos fios.
Isso acontece porque com a baixa no estrogênio, as glândulas sebáceas desaceleram suas atividades, o que resulta em pouca oleosidade e propicia o ressecamento da fibra capilar.
O pigmento da cor das madeixas também acaba afetado e não é incomum as mulheres passarem a colorir quimicamente as madeixas com mais frequência nesta época. O problema é que isso ajuda o cabelo a ficar ainda mais fraco e poroso durante a menopausa.
O que Mais Você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
A baixa produção de estrogênio também interfere no ciclo normal do folículo piloso, aquele que define a grossura do fio e também o seu crescimento. Dessa forma, os cabelos tendem a ficar mais finos e menos densos nesta fase favorecendo a queda.
3 cuidados importantes com o cabelo durante a menopausa
Portanto, depois de tantas mudanças que a menopausa traz aos cabelos é fundamental cuidar deles para que os efeitos sejam minimizados. Por isso selecionamos por aqui 3 cuidados importantíssimos que você precisa colocar em prática caso esteja passando por essa fase da vida. Olha só:
1- Busque os produtos de higiene perfeitos para essa fase
O primeiro passo é buscar pelos produtos certos. Não é incomum as mulheres quererem usar shampoos infantis nesta fase para agredir menos o fio. Contudo, vale lembrar que o produto não é recomendado por dermatologistas pelas mudanças no PH. Dessa forma, aquilo que não é para agredir, pode ter o efeito contrário.
Assim, busque por shampoos e condicionadores com foco em regeneração dos fios. Além disso aposte no cronograma capilar para garantir a hidratação e nutrição perfeita da fibra capilar.
2- Não exagere no uso do secador e penteie os cabelos com carinho na menopausa
Outro cuidado importante dos cabelos na menopausa é o manuseio. Vale lembrar que nesta fase os fios acabam mais finos e fracos, portanto penteie com cuidado e carinho. Busque por escovas macias nesta fase.
Também não exagere no uso do secador, vale lembrar que as altas temperaturas ressecam ainda mais as madeixas. A menopausa já causa esse tipo de sintoma naturalmente e a potencializa, portanto, não é uma boa escolha.
Se os seus fios acabam se embaraçando facilmente, opte por um creme de pentear e não esqueça da proteção térmica.
- Pintou o cabelo? 3 Dicas EXCLUSIVAS para manter a cor
- Cuidados ESSENCIAIS que o cabelo GRISALHO precisa ter
3- Opte por tonalizante ao invés de tintas químicas e cuide do organismo em geral
Por fim, não podemos deixar de citar que embora a menopausa afeta os cabelos, o uso de processos químicos tanto de coloração como de alisamento são perigosos nesta fase.
Portanto opte por tonalizante ao invés de tintas mais químicas caso os cabelos grisalhos estejam incomodando. Além disso, não descuide do seu organismo em geral. Foque na alimentação e nos exercícios físicos. O bem-estar geral trará mais vida as suas madeixas na menopausa. Combinado?
O guia completo para escolher o óleo capilar ideal para você: Lola, L’Oréal, TRESemmé e Wella
» Veja dicas de Moda e Beleza exclusivas para você
Deixe seu comentário