Técnicas de relaxamento para aliviar a tensão diária

Diante do estresse diário causado por rotinas pesadas de trabalho, é extremamente importante buscar boas técnicas de relaxamento. Elas possibilitam o alívio da tensão corpórea e os prejuízos emocionais gerados por quadros de ansiedade, por exemplo. Para entender melhor a necessidade da atenuação dessas inquietações, a psicóloga Raíssa Palmiere apresentou a importância de manter uma respiração calma e relaxada, capaz de auxiliar a regular as emoções, por meio de práticas como a yoga e a meditação.

De acordo com a profissional, hábitos que estimulam o autoconhecimento e o autocontrole ensinam o corpo a respirar bem e de forma completa, o que é essencial para a saúde física e mental. Sabendo da necessidade de encontrar a técnica ideal para cada pessoa, confira algumas possibilidades:

1. Ouvir músicas relaxantes

FOTO: ISTOCK

Dedicar um período do dia a ouvir músicas que você considera relaxantes é uma ótima pedida para aliviar o estresse e acalmar o corpo e a mente. Para criar o hábito, planeje uma lista de reprodução com canções leves, que te tragam sensações de paz e tranquilidade e escolha um momento livre em seu dia para escutá-la. Diferentes sons são capazes de diminuir a velocidade dos batimentos do coração e consequentemente aliviar a angústia.

2. Meditação

FOTO: ISTOCK

A meditação encaixa-se em um modo de vida que idealiza a paz interior e um mental livre de dispersões. Sua prática inclui técnicas de concentração, contemplação e relaxamento. Exigie também de nosso corpo uma capacidade de olhar para dentro de nossa alma, em reflexão. Para começar a meditar, busque um local com ar fresco, escolha uma posição confortável e concentre-se em algo positivo. Em seguida, deixe que seus pensamentos fluam livremente. Com o tempo, será perceptível uma diminuição da frequência respiratória, da tensão muscular e um aumento de sua autoconfiança.

3. Contagem

FOTO: ISTOCK

Parar tudo o que você está fazendo e contar até 10 ou então fazer uma regressiva é um clichê, porém realmente funciona para desacelerar a mente. Em momentos de ansiedade e estresse elevados, sente-se e comece a contar calmamente. Manter a concentração nessa atividade fará com que sua cabeça permaneça momentaneamente desligada de outros problemas do dia a dia. Assim, será possível retornar para as atividades de uma forma mais relaxada.

4. Prática de atividades criativas e ao ar livre

FOTO: ISTOCK

Praticar atividades criativas contribuem para gerar sensações positivas de dever cumprido e satisfação. Escolha algo que te agrade como culinária, pintura, jogos lúdicos, costura e concentre-se em finalizar a tarefa. Ao final, após passar um tempo concentrada em exercícios manuais, você terá um resultado agradável de entrega. Práticas ao ar livre também podem te ajudar. Busque esportes e outros exercícios os quais te ajudem a criar uma relação positiva com a natureza. Observar o comportamento dos animais e flores agregará mais calma e beleza à sua rotina.

5. Yoga

FOTO: ISTOCK

Yoga é uma prática indicada para todos, a qual objetiva harmonizar o corpo com a mente e a respiração por meio do trabalho da postura e da respiração junto com meditação. Dentro dessa forma de exercício, existe uma técnica que foi ressaltada pela psicóloga Raíssa Palmiere como ótima para relaxar e adquirir consciência respiratória. Ela consiste em: “deitar-se em uma superfície reta, colocar as mãos sobre o abdômen e respirar pelas narinas de forma profunda, contando até 4 para inspirar e até 8 para expirar. Após algumas respirações, subir a mão abaixo da região do peitoral e repetir a mesma respiração. Quando você perceber que está mais relaxada, subir a mão acima do peitoral e deixar a respiração fluir normalmente, sentindo o ar fluindo desde o abdômen até o tórax, tendo uma respiração completa”.

6. Estar presente

FOTO: ISTOCK

É muito importante buscar estar presente de corpo e alma em todas as atividades realizadas durante o dia. Por diversas vezes, é comum se pegar divagando para outras tarefas que estão por fazer enquanto se está dedicado a outra função. Como uma técnica que pode contribuir para manter seu corpo e sua mente relaxados, passe a manter o pensamento no que está fazendo. Sinta os sabores das refeições, contemple a natureza a sua volta e observe os detalhes os quais você nunca havia reparado antes.

Após conferir essas dicas de técnicas de relaxamento, aproveite para escolher a sua preferida e separe um tempo para ela em seu dia. Pensar em si mesmo é essencial para manter a mente e o corpo relaxados e longe de estresses.

 

Dicas de Mulher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *