Protetor térmico: aprenda a usar

A grande maioria das mulheres se preocupa bastante com os cabelos. Além do mais, essa parcela das mulheres procura por procedimentos e produtos que deixam os cabelos parecidos com aqueles de capa de revista e de propagandas de shampoo. Portanto, se você faz parte desse grupo, nós viemos lhe apresentar o protetor térmico.

Mas, antes de tudo, você já ouviu falar sobre esse produto? Sabe para que ele serve? Se ainda não, continue nos acompanhando porque separamos todas as informações necessárias para você sobre ele. Além do mais, após ler essa matéria, nós temos certeza que você não conseguirá ficar sem ele no seu dia a dia. Principalmente, se você faz muito uso de secador e chapinha, por exemplo.

O que é o protetor térmico?

Protetor térmico-como e quando usar, mitos e verdades sobre o produto

Primeiramente, o protetor térmico é um produto, bastante utilizado em salão de beleza, antes da chapinha, do secador, do babyliss, do brushing e do difusor. Sobretudo, vale ressaltar que esse produto é de extrema importância para a saúde capilar. Tanto é que os profissionais indicam que as mulheres usem diariamente.

Vale ressaltar que mesmo se você for dar aquela secadinha rápida nos cabelos antes de sair de casa, é importante não esquecer de passar o protetor térmico. Aliás, se você não tiver esse costume, nós viemos aqui para que você conheça mais sobre ele. Até porque, ele pode salvar os seus fios dos danos do calor.

Basicamente, esse produto cria uma camada protetora ao redor dos fios para evitar que o calor das ferramentas resseque e quebre o cabelo. Além de evitar o tão temido frizz. Ele também ajuda a defender de raios UV, agindo como uma espécie de protetor solar. Portanto, esse produto protege a saúde do seu cabelo

Quando usar?

Protetor térmico-como e quando usar, mitos e verdades sobre o produto

A priori, eles são indicados para passar antes de usar o babyliss, a chapinha e o secador. Portanto, toda vez que você for usar essas ferramentas térmicas, é essencial você fazer a aplicação previamente no cabelo. Até porque, você quer deixar os seus fios como cabelos de capa de revista, não é mesmo?

Pois, como já dissemos, esse produto protegerá o seu cabelo do calor dessas ferramentas. Além de facilitar a secagem. Ou seja, você ficará menos tempo com aquele barulho de secador e aquele calor na cabeça. Inclusive, esse produto também promove uma maior durabilidade ao penteado.

Mas, é preciso seguir a ordem de aplicação que já mencionamos. Isso porque não adianta nada aplicar o protetor térmico depois de ter usado as tais ferramentas que esquentam os fios.

Como aplicar o produto?

Protetor térmico-como e quando usar, mitos e verdades sobre o produto

A priori, o seu cabelo deve estar úmido. Mas, calma, é úmido e não encharcado. Portanto, tente tirar o excesso de água dos cabelos antes de passar o protetor térmico, usando uma toalha ou esperando que ele seque naturalmente por um tempo.

Em seguida, é só colocar o produto nas mão, antes de aplicá-lo nos fios. Isso porque é importante que você aqueça o protetor térmico um pouco nas suas mãos mesmo.

Existem também as versões em spray. Nesse caso, você só precisa borrifar em todo o cabelo.

Além do mais, é importante que você não exagere na dose de produto no cabelo. Ou seja, a aplicação deve ser feita com pouca quantidade.

Como por exemplo, para mousse, calcule a espuma do tamanho de um ovo, mais ou menos. Já para os cremes, use o equivalente a uma avelã. E por fim, use o pente para distribuir bem o produto na fibra capilar.

Mitos e verdades sobre o protetor térmico

1- Cada tipo de cabelo precisa de um protetor térmico diferente

Protetor térmico-como e quando usar, mitos e verdades sobre o produto

Verdade.

Assim como cada tipo de cabelo precisa de um shampoo e de um condicionador específicos, cada tipo de cabelo precisará de um protetor térmico diferente.

Primeiramente, para cabelos finos, é mais indicado um protetor térmico mais leve, como por exemplo, em spray ou líquido. Além do mais, para esse tipo de cabelo, o protetor não pode ser hidratante, mas pode ter base de proteína sintética, vegetal ou natural (queratina).

Já, para os cabelos mais grossos, a versão creme pode ser a mais indicada. Inclusive, para esses cabelos é necessário um produto mais nutritivo, que contenha aloe vera, avocado ou ceramidas, por exemplo.

Sobretudo, em cabelos enrolados, que geralmente são mais finos, é mais indicado um protetor térmico com ação anti-frizz. Porque assim ele ajuda a proteger também contra a umidade. Mas, nesse caso, dá para escolher entre mousse, sérum ou outro tipo.

2- Produtos termo ativados são a mesma coisa que o protetor térmico

Protetor térmico-como e quando usar, mitos e verdades sobre o produto

Mito.

Primeiramente, mesmo que esse produtos tenham nomes parecidos, eles são bem diferentes um do outro. Basicamente, os produtos termo ativados contém substâncias nutritivas que agem quando há fonte de calor. E, por isso, eles podem ser usados como uma forma de tratamento.

Além do mais, eles podem ser usados mesmo se não houver intenção de fazer escova ou secar os fios. Assim sendo, esse tipo de produto você pode encontrar em forma de creme, máscara ou leave-in.

3- Proteção térmica só aparece em óleo capilar

Protetor térmico-como e quando usar, mitos e verdades sobre o produto

Mito.

A priori, vale destacar que o protetor térmico realmente pode aparecer com frequência em óleos capilares. Porém, eles podem também ser encontrados em leave-in, sérum e em sprays. Sobretudo, nós indicamos que você procure por uma textura que seja mais apropriada para o seu tipo de cabelo.

Como por exemplo, os cabelos lisos e finos se adaptam melhor ao leave-in e ao spray. Enquanto cabelos cacheados, crespos e grossos se adaptam melhor aos óleos térmicos.

4- Protetor térmico e anti-frizz são a mesma coisa

Protetor térmico-como e quando usar, mitos e verdades sobre o produto

Mito.

Primeiramente, esses dois produtos não têm a mesma função. Basicamente, o anti-frizz é bastante usado antes e depois da chapinha e do secador.

Inclusive, ele pode ser o responsável por deixar o cabelo mais alinhado e brilhoso. Porém, ele não possui as partículas que conseguem blindar o cabelo do calor, como o protetor térmico tem.

Portanto, se você quer unir as duas funções, nós indicamos que você procure por um protetor térmico que também prometa evitar o frizz.

5- Protetor térmico prolonga o efeito da escova e do babyliss

Protetor térmico-como e quando usar, mitos e verdades sobre o produto

Verdade.

Sim, como já dissemos o protetor térmico promove uma maior durabilidade ao look. Basicamente, isso funciona porque o produto fecha as escamas do cabelo. Ou seja, os agentes externos como poluição ou umidade não conseguem danificar tão rápido o efeito das madeixas.

Portanto, além de proteger os fios do ressecamento e da quebra que a chapinha e o secador podem causar, ele também prolonga o efeito da escova ou de cachos feitos com babyliss.

6- O protetor térmico não é necessário para quem usa secador ou chapinha só de vez em quando

Protetor térmico-como e quando usar, mitos e verdades sobre o produto

Mito.

Ou seja, mesmo se for aquela secadinha de 10 minutos, é preciso blindar os fios. Ou então se for usar o secador somente naquele dia de festa. Ainda assim você deveria usar o protetor térmico.

Até porque, como já dissemos, essas ferramentas danificam o cabelo, mesmo se usadas rapidinho. Porque, para alisar os fios, elas acabam abrindo as cutículas, perdendo parte da hidratação natural dos fios.

Principalmente, se o seu cabelo for um pouco mais ressecado, como é o caso de cabelos cacheados e crespos. Ou então, se for o tipo de cabelo que recebe hidratação ou nutrição capilar uma vez na vida.

7- Quem faz escova progressiva não precisa usar protetor térmico

Protetor térmico-como e quando usar, mitos e verdades sobre o produto

Mito.

A priori, esse tipo de cabelo já sofreu muito por agressões químicas. Portanto, ele precisa estar ainda mais protegido que os demais cabelos, principalmente das altas temperaturas.

Inclusive, vale destacar que existe uma certa vantagem para vocês que já fizeram escova progressiva e usam o protetor térmico. Além de proteger os cabelos contra o ressecamento, a quebra e a opacidade, ele também poderá prolongar o efeito liso e chapado nos fios.

Portanto, mulheres que já fizeram escovas progressivas, relaxamentos e coloração devem sim fazer o uso do protetor térmico.

Fontes: Beleza extraordináriaBeleza na web

Imagens: LofthairCabelos loirosDicas de mulherAlto astralBeleza com inteligência

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *