Papel de parede na cozinha e no banheiro? Descubra como

O que acontece se você pegar uma folha de papel comum e colocar sob a água saída de uma torneira? Correto, ela vai ficar ensopada e, provavelmente, se desmanchará em questão de segundos.

Há muito os papéis a base de celulose são usados na decoração de interiores, mas não em áreas molhadas. Só que essa tecnologia em revestimento de parede evoluiu. Hoje, já é possível usar papel de parede em cozinha e banheiro também.

Como usar papel de parede na decoração de cozinha e banheiro e arrazar!

Por que o papel de parede pode ser cogitado como revestimento de parede para áreas molhadas

A ciência apresentou, nos últimos anos, muita novidade para a indústria da construção civil. Vários produtos diferentes foram lançados.

Dentre eles, opções de revestimentos de paredes – para a etapa de acabamento ou de reforma dos interiores. O que poucos esperavam é que aparecesse uma solução para o uso de papéis de parede em áreas molhadas.

Como usar papel de parede na decoração de cozinha e banheiro e arrazar!
Ana Yoshida e Consuelo Jorge

Dois fatores contribuíram para esta mudança de mercado. Primeiro, por questões de economia de dinheiro e de recursos naturais, já não se faz mais limpezas da mesma forma, utilizando água em abundância.

Segundo, é possível fabricar papel de parede com muito mais qualidade e resistência – principalmente à umidade. Então, algo que não se cogitava antes, colocar papel em cozinha e banheiro, agora é uma possibilidade.

Como usar papel de parede na decoração de cozinha e banheiro e arrazar!
Fabiana Rosello

“É uma mudança de paradigma. Primeiro tivemos acesso a papéis importados, emborrachados ou com camada impermeabilizante, que podem ser aplicados com tranquilidade nesses espaços”,

“Mas já temos muito mais opções do que há alguns anos. E acredito que a tendência seja crescer muito mais, à medida que o mercado ficar mais competitivo (…).”- designer Juliana Savelli, em reportagem de AECWeb.

Como usar papel de parede na decoração de cozinha e banheiro e arrazar!
Mauricio Karam

Quais os modelos de papéis de parede lançados recentemente no mercado

Como dito anteriormente, no passado, o papel de parede comum encontrado nas lojas era o feito à base de celulose. Mas, no momento, é possível adquirir modelos com um melhor acabamento.

Como usar papel de parede na decoração de cozinha e banheiro e arrazar!
Léo Shehtman

Já existem papéis em TNT. Mas, para áreas molhadas, certamente, o mais indicado são os vinílicos.

Independente disso, é sempre importante consultar as indicações dos fabricantes. Converse com os vendedores!

As vantagens e desvantagens do uso de papel de parede em cozinha e banheiro

Claro que é normal ter dúvidas quanto ao uso de papel de parede em ambientes como cozinha e banheiro. Mas, os especialistas na área de interiores afirmam que é possível usar, sim, tal material em áreas molhadas, desde que se tomem certas precauções devidas.

Os novos papéis até podem ser mais resistentes à água. Porém, nenhum deles tem condições de aderir a uma parede com imperfeições demais. Antes de passar para o processo de colagem, verifique as condições do local. Veja se não há trincas e rachaduras na estrutura da parede – principalmente patologias em expansão.

Além disso, mofos, focos de umidades e sujeiras. E depois, aplicando material, cuide com o surgimento de bolhas.

Como usar papel de parede na decoração de cozinha e banheiro e arrazar!
CASA COR

Agora, nem com toda a resistência possível que a ciência possa dar aos papéis fará diferença se o local de aplicação do material estiver com umidade excessiva. Este é o dilema que muitos têm na hora de decidir por usar ou não usar esse tipo de revestimento em paredes de cozinhas e banheiros.

Se o ambiente não for muito ventilado, as lâminas devem descolar rapidamente – fora que é possível aparecer pontos de bolores.

Mas, se tudo der certo, o resultado final de aplicar papel de parede em cozinha e banheiro deve ser muito satisfatório. Existem vantagens de usar tal material, mesmo que em áreas molhadas.

A principal a ser destacada é que é uma forma rápida de renovação de decorações – há uma ampla variedade de estampas e padrões disponíveis. Numa área pequena, é melhor investir nessa solução do que em tinta ou azulejos.

“(Para um lavabo) dá para investir em papel mais caro, que vai dar um ar sofisticado ao ambiente, o que não é tão simples apenas com uma pintura.” – Regina Santos, em reportagem de AECWeb.

Como usar papel de parede na decoração de cozinha e banheiro e arrazar!
Lilian Morel

Onde aplicar papel de parede em cozinha e banheiro

Já se afirmou muito ao longo deste texto que papel de parede pode ser usado em decorações de cozinha e banheiro.

Agora, é melhor não abusar da ideia! Jamais coloque um material como este em uma superfície próxima do fogão, muito menos dentro da área do box do chuveiro. De resto, você pode brincar com as opções! Use e abuse da criatividade!

Como usar papel de parede na decoração de cozinha e banheiro e arrazar!
Andrea Petini

Observe as imagens apresentadas neste texto, pois elas podem lhe servir como fonte de inspiração! Veja onde os projetistas optaram por aplicar papel de parede. Nas cozinhas, principalmente nas paredes pano de fundo de balcões auxiliares e mesas de jantar.

Como usar papel de parede na decoração de cozinha e banheiro e arrazar!

Nos lavabos, nas quatro paredes. Já em banheiros, use em em pontos estratégicos, como atrás do espelho.

E aí? viu como usar papel de parede em cozinhas e banheiros pode ficar bem legal? Por qual dos dois ambientes vai começar?

Estas dicas de decoração com papel de parede foram criadas pela equipe Viva Decora.

Fonte: Área de Mulher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *