Dicas de como falar bem, confira

Todo mundo tem uma amigo ou amiga que tem uma capacidade imensa de se expressar, convencer e persuadir.  Também são conhecidas como eloquentes, porque sabem como demonstrar seu ponto de vista de forma clara, concisa e expressiva, em outras palavras, conhecem a arte de como falar bem. Saiba agora como você pode desenvolver essa habilidade e se tornar essa pessoa tão desenvolta.

Fale com boa intensidade e velocidade

Não fale alto ou baixo de mais, procure adequar a intensidade de sua voz de acordo com o ambiente. Se as pessoas pedem sempre para que você repita suas frases, pode ser um sinal de que você está falando muito baixo ou para dentro. Falar baixo transmite muita insegurança, dá a impressão que você tem medo que as pessoas te ouçam. Acredite mais naquilo que você fala que seu ouvinte também acreditará. Não fale muito rápido, isso pode fazer com que seu interlocutor tenha que concentrar seus esforços em entender todas as suas palavras do que na mensagem que você realmente está passando. Mas também não fale muito devagar, pode entediar seu ouvinte. O ideal é perguntar para seus amigos mais próximos e identificar o meio termo da velocidade de sua fala.

Trabalhe a pronúncia de suas palavras

Pronunciar as palavras corretamente faz com que te entendam de forma mais clara, permitindo que ele se concentre no conteúdo da mensagem e não se distraiam por erros, além de valorizar muito sua imagem. Para falar bem, evite comer o “R” ou “S” no final das palavras ou mesmo o “I” no meio delas. Diga todas as letras da palavra.

Linguagem corporal

A linguagem corporal tem um papel tão importante quanto a fala na comunicação. É através dela que você coloca emoções em suas palavras, passa segurança e receptividade ao interlocutor. Imagine uma pessoa usando a mesma expressão facial para dizer que está triste ou feliz: é no mínimo estranho, não acha?

Coerência

Toda fala, seja ela uma palestra para um grande auditório, uma reunião de negócios ou uma simples conversa cotidiana, precisa ter começo, meio e fim. No começo, você apresenta ou introduz o assunto que você deseja falar, colocando seu ouvinte dentro do mesmo contexto. No meio, você desenvolve o assunto principal, partindo da introdução que você deu anteriormente. No fim, você pode recapitular tudo que foi discutido e dar uma conclusão.

Conheça novas palavras

É muito importante desenvolver um vocabulário, ele vai te ajudar a expressar suas ideias e opiniões de forma mais clara e te ajudará em como falar bem. É importante lembrar que desenvolver um vocabulário não significa usar palavras complicadas, mas sim palavras adequadas para determinadas situações. Afinal, de que adianta usar palavras que ninguém vai entender? Esteja atento ao contexto da conversa e a pessoa a quem você está falando para definir o melhor vocabulário. Quanto maior, mais fácil será formular suas frases para diferentes tipos de conversa.

Outras dicas:

  • Seja natural: Procure trabalhar nos pontos citados, mas de forma natural. Não tente copiar a maneira de alguém falar, por exemplo.
  • Saiba ouvir: Durante a conversa, preste atenção nos argumentos e opiniões da outra pessoa e tente se colocar no lugar dela. Isso lhe ajudará a dar respostas mais adequadas e convincentes.
  • Leia bastante: Leia muito! A leitura vai ajudar a desenvolver seu vocabulário e estruturar melhor suas frases. Ela é uma das principais fontes de aprendizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *