Botox capilar: conheça esse tratamento que deixa os cabelos incríveis

Estar com o cabelo bonito, saudável e brilhante é o desejo de muitas mulheres. No mercado, há inúmeros tratamentos que prometem deixar os fios incríveis, com diversos nomes e fórmulas. Alguns cumprem com aquilo que prometem, já outros acabam apenas maquiando os fios e não dando resultados efetivos. Um dos tratamentos mais procurados pelas mulheres é o botox capilar e, assim como seu nome sugere, ele busca preencher os fios deixando-os mais saudáveis.

Se você está buscando um tratamento com vários benefícios e com um resultado espetacular, o botox capilar pode ser o que você está procurando. Para saber mais sobre o tratamento, conhecer os seus resultados e também os melhores produtos para fazer o botox capilar, confira a matéria completa.

 

O que é botox capilar?

ISTOCK

O botox capilar é um tratamento para preencher os fios. Atua recuperando o brilho e a elasticidade dos cabelos e diretamente no combate ao frizz.

Os componentes do botox não incluem o formol. “Ele é composto por matérias-primas de baixo peso molecular, não leva formol e não tem cheiro, eliminando as chances de desconfortos como coceira ou ardência nos olhos”, enumera Rudi. Cláudia cita o ácido lático e o ácido glicólico como principais componentes do botox capilar.

Para que serve o botox capilar

ISTOCK

O botox capilar tem como principal função preencher os fios, recuperando-os de danos. No entanto, é possível citar outros benefícios do tratamento que deixará seus fios mais lindos e saudáveis.

1. Recuperar fios muito danificados

Essa é a principal função do botox capilar, segundo o hairstylist Rudi. “Ele é indicado para cabelos extremamente danificados e que necessitam de uma selagem para controlar a porosidade”, explica.

2. Devolver nutrientes

Para Cláudia, o botox tem como benefício devolver alguns dos principais nutrientes do cabelo. “O tratamento foi desenvolvido com o objetivo de fazer o preenchimento do cimento intracelular, devolvendo lipídio, elastina, colágeno e queratina, promovendo nutrição e relaxamento dos fios” aponta a cabeleireira.

3. Diminuir o volume

O botox capilar consegue diminuir até 50% do volume nos fios, conforme informa o hairstylist Rudi. Cabelos saudáveis tendem a ser menos volumosos e por isso que o botox também pode ser usado para esse intuito.

4. Hidratar o cabelo

Para quem quer uma super-hidratação nos fios, pode também apostar no botox capilar. “O botox irá devolver água, lipídio e aminoácidos deixando os cabelos mais brilhosos e sem frizz”, determina Cláudia.

5. Alisar o cabelo

Esse tratamento não é uma escova progressiva e não contém formol, no entanto ajuda a alisar os fios em alguns casos. “Por se tratar de um produto ácido, aliado ao calor da prancha, conseguimos tornar os fios mais lisos”, informa a cabeleireira. “Seu principal objetivo é a hidratação e recuperação de queratina, porém o cabelo fica um pouco mais liso, mas sem perder as ondas naturais”, reforça Rudi.

6. Reduzir o frizz

Outro benefício do botox é que ele diminui o frizz. Por preencher os fios e deixá-los mais alinhados, como consequência há a diminuição do frizz.

7. Proteger dos danos externos

O botox também ajuda a proteger o cabelo dos fatores externos que o danificam. “O tratamento sela os fios, o que elimina a porosidade. Isso quer dizer que o cabelo fica ‘blindado’, não permitindo que fatores externos agridam os fios”, descreve Rudi.

8. Recuperar a queratina

Um dos objetivos do botox é recuperar a massa capilar e, portanto, devolver queratina para os fios. “O tratamento não agride os fios, devolvendo a umidade natural e repondo os 21 aminoácidos existentes na estrutura da queratina”, detalha o hairstylist.

Como visto acima, são muitos os benefícios do botox capilar. Encontre um bom profissional e faça com bons produtos que você poderá observar todos esses benefícios após o tratamento. Há muito mais informações sobre o botox para você saber, por isso continue lendo a matéria.

Quanto tempo dura o botox capilar?

ISTOCK

Você poderá observar os benefícios desse tratamento por, em média, três meses. Para que você continue tendo o cabelo com esses efeitos é necessário repetir o procedimento a cada três meses. No entanto, mulheres que lavam muito a cabeça podem perceber que o tratamento dura menos do que os três meses. “Se a pessoa lavar o cabelo todos os dias as chances de que o efeito vá diminuindo são maiores do que em alguém que lava em dias alternados”, sintetiza Rudi.

Para o botox durar mais, há algumas dicas do que fazer para manter os fios bonitos. “Sempre que lavamos o cabelo e secamos com o secador, a temperatura do secador reativa o efeito do botox”, explica Cláudia.” Evite shampoos antirresíduos e aposte em hidratações com máscaras ou ampolas de tratamento toda semana ou a cada 15 dias”, complementa o hairstylist Rudi.

Botox capilar: aplicação

ISTOCK

A aplicação do produto feita por profissionais da área possui três etapas: primeiro lavar os cabelos com shampoo antirresíduo, depois aplicar o produto e esperá-lo agir e, para finalizar, escovar o cabelo de modo a selar as cutículas. O tempo de pausa em que o produto deve ficar agindo vai variar de produto para produto e também do tipo de cabelo, podendo ser de 30 minutos a uma hora. Esse tempo é necessário para que o cabelo absorva os nutrientes.

É importante realizar um teste de mecha antes de aplicar o produto. “Apesar de ser um procedimento menos agressivo que a progressiva, todo profissional deve realizar uma avaliação para ver se os fios estão preparados para receber o tratamento”, sugere Rudi. O processo demorará um total de duas a três horas, dependendo do tamanho e da quantidade de cabelo, assim como o tempo de espera do produto. Segundo Cláudia, o valor da aplicação varia de salão para salão. “Depende do custo do salão, podendo variar de R$ 100 a R$ 300”, pontua a cabeleireira.

 

Cuidados depois do tratamento

  • Evitar shampoos antirresíduos: esses shampoos por fazerem uma limpeza profunda acabam por eliminar os produtos aplicados no botox, diminuindo, assim, o tempo de duração do tratamento.
  • Cuidados semanais: para os cabelos continuarem saudáveis e bonitos, é necessário realizar tratamentos semanais com máscaras capilares e ampolas, sempre com produtos específicos para o seu tipo de cabelo e para a necessidade dele.
  • Secar o cabelo: o calor tem a propriedade de ativar os produtos utilizados durante o botox, por isso, seque o cabelo com secador com frequência para que o botox tenha o seu efeito prolongado.
  • Shampoos específicos: lave seus cabelos com shampoos livres de sal e que tenha o pH baixo, desta forma, os seus cabelos ficarão saudáveis por mais tempo.
  • Fazer teste de mecha se for tingir o cabelo: como nem sempre temos certeza dos produtos utilizados no botox feito, é importante realizar um teste de mecha sempre que for pintar ou descolorir o seu cabelo, para ter certeza de que a tintura não irá reagir com os produtos utilizados no botox.

Mantendo o cabelo bem cuidado e com os produtos específicos, ele ficará mais bonito, hidratado e com brilho por mais tempo, sem precisar repetir o tratamento sempre. Mas, se você estiver procurando um produto para fazer o botox, confira abaixo algumas sugestões.

 

Perguntas frequentes

Há algumas dúvidas que são frequentes entre as usuárias do botox. O medo de que o procedimento dê um resultado diferente daquele esperado alimenta essas dúvidas. Para solucioná-las, com a ajuda do hairstylist Rudi e da cabeleireira Cláudia, abaixo estão respondidas algumas dessas dúvidas.

1. Botox alisa o cabelo?

O botox não é uma escova progressiva e também não contém formol, por isso, a intenção do tratamento não é deixar os cabelos mais lisos. Entretanto, após fazer o botox nota-se que o cabelo fica mais alinhado, sem frizz e sem volume e, por isso, aparenta estar mais liso. Esse tratamento pode ser feito por mulheres onduladas, cacheadas ou crespas que queiram deixar seus fios mais saudáveis, sem perder a definição de seus cabelos.

2. Qual a diferença entre botox e progressiva?

A principal diferença é que a progressiva, normalmente, contém formol, já o botox não. “A progressiva conta com formol na composição e, portanto, agride o cabelo. Já o botox funciona como repositor de queratina e é livre de formol”, reforça Rudi. Para saber se o produto que você está utilizando em seu cabelo não contém formol, é preciso verificar a composição do produto.

3. Há algum risco de fazer o botox?

“O verdadeiro botox não oferece riscos, seu objetivo é na verdade reparar os fios”, informa o hairstylist. Por isso, é importante ficar atenta ao produto utilizado e verificar se não vai química. “Também é preciso tomar cuidado com a frequência em que o tratamento é feito, pois tudo em excesso é ruim, até mesmo os nutrientes”, completa Rudi.

4. Há contraindicações para o botox?

Para a cabeleireira Cláudia é importante sempre fazer o teste de mecha antes de realizar o tratamento para verificar se há incompatilibilidade. O botox também não é indicado para crianças. “O cabelo ainda está em processo de formação. A estrutura dos fios costuma mudar bastante durante a puberdade”, explica Rudi. Para o hairstylist, quem faz química no cabelo pode fazer o botox em um intervalo de 40 a 45 dias.

5. O fio volta a estrutura normal depois de um tempo?

Sim, o cabelo volta a sua estrutura natural depois de algum tempo. “O tempo e a quantidade de lavagem são fatores que reduzem o efeito do botox”, resume Cláudia. Já Rudi explica que, conforme o cabelo cresce, ele retorna à estrutura normal.

6. Como saber se o que eu estou fazendo é realmente um botox?

A única forma de saber se o produto que está sendo usado no seu cabelo tem a intenção de preencher os fios é verificar a sua formulação. Observe, principalmente, se contém formol ou algum outro produto que possa gerar um resultado diferente daquele esperado. Importante também sempre fazer o procedimento com profissionais de confiança, qualificados e com referências.

O botox capilar serve para preencher o cabelo e deixá-lo mais saudável, repondo a massa perdida por danos sofridos. É muito importante saber qual produto está sendo aplicado em seu cabelo, para que não seja usado componentes como o formol. Você pode também fazer o botox em casa, utilizando produtos naturais e fáceis de serem encontrados. Seguindo as dicas para mantê-lo, você terá o seu cabelo mais bonito e saudável por muito mais tempo.

Dicas de Mulher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *