Bolo de cenoura fofinho: aprenda alguns dos segredos

Seja para um café da manhã de final de semana ou lanche da tarde, um bolinho sempre cai bem. E se bolo de cenoura já é uma daquelas maravilhas da culinária, imagina quando a receita é de um bolo de cenoura fofinho e ainda ganha um toque de cobertura. Impossível não se apaixonar, não é?

Chegou a hora de fazer bonito na cozinha. Seguindo direitinho os passos e dicas abaixo, até mesmo quem não é nada especialista na arte das panelas e formas vai acertar em cheio. O resultado é aquele bolo de cenoura fofo, doce e irresistível, impossível de comer um pedacinho só.

Receita de bolo de cenoura fofinho

ISTOCK

Sete ingredientes para a massa, quatro ingredientes para a calda. Tudo extremamente acessível – itens que você normalmente já tem em casa. Bora aprender como se faz o seu novo bolo favorito?

Ingredientes para a massa

  • 4 ovos
  • 150 ml de óleo
  • 1 cenoura cortada em pedacinhos pequenos
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 pitadinha de sal

Ingredientes para a calda

  • 4 colheres de sopa de manteiga
  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó
  • ½ xícara de chá de leite
  • 4 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo

  1. Bata no liquidificador (ou utilizando um mixer) os ovos, a cenoura descascada picadinha e o óleo até que a mistura fique homogênea. Reserve;
  2. Passe por uma peneira os ingredientes secos: açúcar, farinha de trigo, fermento e sal;
  3. Adicione a mistura do liquidificador aos ingredientes secos e bata utilizando um fouet;
  4. Despeje em uma forma untada e leve ao forno (180º) por 45 minutos;
  5. Enquanto isso, faça a calda. Cozinhe a manteiga e o chocolate em pó em fogo baixo até a manteiga derreter completamente;
  6. Feito isso, acrescente o leite e o açúcar, mexendo sempre até ficar em ponto de calda;
  7. Tire o bolo do forno e faça furinhos nele utilizando um garfo. Coloque a calda de chocolate por cima;
  8. Corte em pedacinhos e bom apetite!

Preparar bolo é assim mesmo: nada de mistério, muito de sabor.

Outras receitas de bolo de cenoura fofinho

Embora o bolo de cenoura seja tradicionalmente servido com uma caldinha de chocolate por cima, vale inovar e combinar com outras delícias. Confira três opções maravilhosas e escolha qual gosta mais.

Bolo de cenoura fofinho com ganache

Um conselho para que o seu bolo não fique muito pesado é colocar a quantidade exata de cenouras. Se tiver uma balança de cozinha em casa, é hora de usar. Aqui são usadas aproximadamente 3 cenouras médias – ou seja, 270 gramas. Para a cobertura de ganache você utilizará chocolate meio-amargo, glucose ou mel e manteiga sem sal. Acesse a receita completa

Bolo de cenoura fofinho recheado de trufa de brigadeiro

O truque de mestre para garantir que seu bolo fique fofinho é simples: basta substituir uma parte da farinha de trigo por amido de milho. Como ele é mais leve, permite que a massa cresça mais. Outra dica é peneirar todos os ingredientes secos, o que deixa a massa mais lisinha. A trufa de brigadeiro que recheia este bolo é feita com leite condensado, cacau, manteiga, creme de leite e chocolate picado. Aprenda.

Bolo de cenoura fofinho com gotas de chocolate

Sabe aquele bolo bem macio, com gostinho de casa da vovó? Achou! O melhor é que o preparo é bem fácil e o bolo pronto pode até mesmo ser congelado, bem embalado, por três meses. As gotas de chocolate acrescentadas na massa garantem que o bolo fique saboroso na medida certa, mas são opcionais na receita. Acesse o passo a passo e a lista completa de ingredientes.

Fonte: Dicas de Mulher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *