Benefícios do leite de coco

O leite de coco, para que não sabe, é extraído da polpa do fruto do coqueiro: o coco. Esse, aliás, é considerado um dos principais recursos vegetais da humanidade.

Embora seja super possível produzir leite de coco fresquinho em casa, muita gente acaba optando pela facilidade dos produtos prontos. Contudo, ao produzir seu próprio leite de coco, você adquire uma bebida sem aditivos e com mais nutrientes. Aliás, falando sobre a parte nutritiva do leite de coco, ele é naturalmente rico em potássio, ferro e ácido láurico. Esse último, inclusive, melhora o colesterol e ajuda a proteger o organismo contra vírus e bactérias.

Além disso, o leite de coco é rico em gordura saturada. Basicamente, esse tipo de gordura é considerada boa, por ser rapidamente digerida e transformada em energia. Assim sendo, o leite de coco deve ser incluído em seu dia a dia.

Suas propriedades são tão benéficas que ele não é somente usado na alimentação. O leite de coco também é muito usado para fins medicinais e agroindustriais.

Por isso e muito mais, vale conhecer todos os pontos positivos desse produto natural riquíssimo.

Principais nutrientes do leite de coco (100g)

Tudo sobre o leite de coco- Benefícios, nutrientes, dúvidas e receitas

  • Calorias- 230 kcal
  • Gorduras totais- 24 g
  • Gorduras saturadas- 21 g
  • Gorduras poli-insaturadas- 0,3 g
  • Gorduras monoinsaturadas- 1 g
  • Colesterol- 0 mg
  • Sódio- 15 mg
  • Potássio- 263 mg
  • Carboidratos- 6 g
  • Fibra alimentar- 2,2 g
  • Açúcar- 3,3 g
  • Proteínas- 2,3 g
  • Vitamina A- 0 IU
  • Cálcio- 16 mg
  • Vitamina D- 0 IU
  • Vitamina B12- 0 ug
  • Vitamina C- 2,8 mg
  • Ferro- 1,6 mg
  • Vitamina B6- 0 mg
  • Magnésio- 37 mg

5 Benefícios do leite de coco

1- Perda de peso

Tudo sobre o leite de coco- Benefícios, nutrientes, dúvidas e receitas

A priori, vale destacar que a gordura saudável do coco, o triglicérides de cadeia média (TCM), pode induzir a saciedade, ou seja, ajuda controlar a fome. Por causa disso, a gordura do leite de coco pode ser considerada um belo auxílio na perda de peso.

Basicamente, o TCM é absorvido no intestino e transportados para o fígado. É aí que suas propriedades serão oxidadas e transformados em energia.

2- Pele e cabelos saudáveis

Tudo sobre o leite de coco- Benefícios, nutrientes, dúvidas e receitas

Sobretudo, o leite de coco contém em sua composição, ácidos graxos. Eles agirem como antisséptico natural, auxiliando no tratamento de caspas e de infecções de pele. Eles também hidratam e ajudam na recuperação da flacidez.

Inclusive, estudos constataram que o leite de coco tem ação antioxidante. Ou seja, ele consegue agir contra a ação dos radicais livres, os quais estão associados ao envelhecimento precoce da pele.

3- Ajuda a reduzir os riscos de anemia

Tudo sobre o leite de coco- Benefícios, nutrientes, dúvidas e receitas

Basicamente, ele pode ajudar a reduzir os riscos de anemia. Isso porque oferece, em sua composição, cerca de 1,6 mg de ferro a cada 100 g. Ou seja, uma quantidade significativa.

4- Controle do colesterol

Tudo sobre o leite de coco- Benefícios, nutrientes, dúvidas e receitas

A priori, a gordura que existe no leite de coco não aumenta o colesterol, como a maioria das pessoas imaginam. Inclusive, consumir o leite de forma moderada pode ajudar a manter o controle do colesterol.

5- Fortalece o sistema imunológico

Tudo sobre o leite de coco- Benefícios, nutrientes, dúvidas e receitas

Como já citamos, o leite de coco é rico em gordura saturada, e é justamente essa gordura que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.

Além dessa propriedade, o leite de coco também conta com ácido láurico, lípidos antimicrobianos e ácido cáprico. Juntos, eles têm funções antibacterianas, antifúngicas e antivirais.

Contraindicações

Tudo sobre o leite de coco- Benefícios, nutrientes, dúvidas e receitas

Certamente, o leite de coco é realmente muito nutritivo e pode trazer inúmeros benefícios para o corpo. Porém, é bastante calórico. Portanto, se sua intenção for emagrecer, é melhor pegar leve no consumo.

Dúvidas sobre o leite de coco

1- Pode substituir o leite materno?

Tudo sobre o leite de coco- Benefícios, nutrientes, dúvidas e receitas

Não, até porque o leite materno apresenta composições únicas e perfeitas para o bebê. Mas, em termos nutricionais o leite de coco, assim como o leite materno, contam com ácido láurico, como já citamos.

Por isso, quando o bebê já consumir outros alimentos além da amamentação, ele poderá sim ser incorporado à sua alimentação.

2- O leite de coco pode substituir o leite de vaca?

Tudo sobre o leite de coco- Benefícios, nutrientes, dúvidas e receitas

A priori, vale destacar que o leite de coco caseiro pode sim ser uma opção mais saudável e saborosa para pessoas com intolerância à lactose, ou que têm algum tipo de alergia aos compostos do leite de vaca.

Até porque, já é comprovado que o consumo de leite de vaca, juntamente com uma alimentação rica em açúcares refinados, pode gerar processos alérgicos e inflamatórios.

Já, o leite vegetal, que é natural e puro, não contém aditivos alimentares ou substâncias químicas. Além do mais, ele contém mais nutrientes que o leite de vaca industrializado.

Receitas de leite de coco caseiro

Tudo sobre o leite de coco- Benefícios, nutrientes, dúvidas e receitas

Sobretudo, o leite de coco pode ser consumido puro. Inclusive, para ficar ainda mais saboroso, você pode acrescentar a ele cacau em pó, canela ou café.

Além dessa maneira, o leite de coco é também muito usado em várias receitas. Como por exemplo, no preparo de bolos, panquecas, peixes, legumes, sopas, mingaus e assim por diante.

Agora, se você quer consumir menos produtos industrializados, nós separamos duas receitas super fáceis, com processos diferentes, para você produzir seu próprio leite de coco.

Receita com água quente

Tudo sobre o leite de coco- Benefícios, nutrientes, dúvidas e receitas

Primeiramente, essa receita rende 1 litro de leite de coco

Ingredientes:
  • 1 xícara de polpa de coco ralada ou picados
  • 5 xícaras de água quente
Preparo:
  1. A priori, coloque a água para ferver. Após ela ferver você apague o fogo e adiciona o coco. Inclusive, se achar melhor você pode ralar o coco. Assim sendo, deixe-o por 15 minutos na água;
  2. Logo depois, liquidifique essa mistura. E em seguida coe com a ajuda de um coador de pano;
  3. Após isso, ele estará pronto. Portanto, você já pode guardá-lo em uma garrafa com tampa sob refrigeração por até 3 dias.

Segue algumas dicas:

  1. Se quiser o leite mais concentrado, nós indicamos que você reduza a quantidade de água e repita o processo por mais 2 vezes usando o mesmo coco do início da receita;
  2. Após terminar a receita você pode usar o resíduo da polpa do coco que sobrou em outras receitas ou então desidrata-lo no forno.

Receita com água natural

Tudo sobre o leite de coco- Benefícios, nutrientes, dúvidas e receitas

Ingredientes:
  • 2 xícaras (chá) de coco fresco ralado
  • 1 xícara (chá) de água filtrada
Modo de preparo:
  1. Bata tudo em um liquidificador, junto com o coco e a água. Assim sendo, você deixa bater por mais ou menos 5 minutos, até virar um líquido branco. A priori, por ser natural, ele não terá a espessura nem a cor branca dos industrializados;
  2. Em seguida, em um pano de prato limpo, coe a mistura sobre uma tigela, esprema bem com as mãos para extrair todo o leite.
  3. Prontinho, agora você já pode usar em preparos como moquecas, molhos, vitaminas ou doces. Inclusive, você pode congelar, caso sobre. Porém, se for congelar lembre-se que ele só dura três meses no congelador.

Enfim, depois dessa matéria você terá que colocar o leite de coco na sua dieta, e também na sua alimentação, de modo geral.

Fontes: Panelinha, Minha vida, área de mulher

Imagens: Empório integrale, Cozinha alternativa, Receitas uol, Boa forma, Tudo gostoso, Super clube fit, Receitas fitness, Gaefke, Women´s health, Desejos de beleza, W food, Super clube fit, Super clube fit, Leaf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *