36 receitas de pastel para fazer em casa e não precisar ir à feira

Quem nunca se rendeu, pelo menos uma vez na vida, ao bom “pastel de feira”? Crocante, sequinho, cheio de sabor e frito na hora… É mesmo de dar água na boca! Mas, saiba que você não precisa, necessariamente, ir até a feira para saborear um pastel gostoso. Vale a pena se aventurar e fazê-lo em casa mesmo!

E, se você prefere evitar frituras, sem problemas, existem as versões assadas que também ficam deliciosas! Para quem é fã de praticidade na cozinha, a dica é comprar a massa de pastel já pronta. Mas, quem gosta de “botar mesmo a mão na massa” pode fazer seu pastel de forma totalmente caseira! Inspire-se com as receitas abaixo e escolha sua predileta:

Receitas de pastel frito

FOTO: REPRODUÇÃO / MALAS E PANELAS

1. Pastel de queijo: fácil e rápido, você precisará apenas de farinha de trigo, água morna, vinagre branco, sal, óleo, queijo prato, parmesão ralado e óleo para fritar. Ótima opção de petisco para quando for receber amigos em casa no fim de semana!

2. Pastel de carne e queijo: quem não fica com água na boca quando ouve falar do “pastel de feira”? Mas, melhor ainda é poder montá-lo em casa, com recheio caseiro, de forma bem caprichada, certo? A dica é comprar a massa pronta, que já vem cortada em círculos, e está à venda na maioria dos supermercados.

3. Pastel de camarão: para quem ama camarão, esta receita é dos deuses! Para o recheio, além do ingrediente principal, você usará somente cebola, azeite de oliva, tomates, sal e pimenta.

4. Pastel de bacalhau sem glúten: uma versão diferente de pastel, que leva, inclusive, poucos ingredientes. Você precisará de bacalhau, batatas, ovo, leite, cebola e salsa. Os pastéis são fritos normalmente e a dica é servi-los com um arroz diferente, com tomates.

5. Pastel de festa Pernambucano: típico do estado de Pernambuco, este pastel é recheado com carne moída e polvilhado com açúcar. Diferente, né? Mas quem faz em casa garante que é ótimo! Você pode fazer usando massa de pastel pronta ou fazer com sua massa caseira, se preferir.

6. Pastel do português: o rendimento da receita é de oito pastéis grandes ou vários pequenos. Para a massa, você precisará de farinha de trigo, ovos, manteiga, leite morno, sal e fermento fresco, e poderá escolher o recheio da sua preferência.

7. Pastel de brie e damasco: para quem adora receitas agridoces, esta versão de pastel é perfeita! A combinação do queijo brie com damasco e tomilho fica sensacional! Isso sem falar que a receita é fácil, vegetariana e ótima sugestão de petisco para reunir os amigos e a família!

8. Pastel de moqueca de camarão: receita diferente, cheia de sabor, que rende cerca de 15 unidades de tamanho médio. Para o recheio, você usará camarão, alho, cebola, tomate, cheiro-verde, azeite de dendê, azeite de oliva, leite de coco e pimenta dedo-de-moça.

9. Pastel chinês: também conhecido como “gyoza”, trata-se de um bolinho de massa fina, feita de farinha de trigo, que começa meio frito e termina no vapor. O recheio é com acelga, carne de porco, nirá e gengibre.

10. Pastel de angu: um prato típico mineiro. Fica com uma massa crocante e cheia de sabor, e o melhor de tudo é que você pode rechear como quiser, mas a dica é apostar na carne ou queijo prato. A receita rende cerca de 40 pastéis médios.

11. Pastel de Nutella caseira: este pastel de creme de avelã é feito no modelo caseiro, mas, se preferir, você pode tranquilamente usar uma massa de pastel pronta e o próprio creme de avelã industrializado… De toda forma, este pastel doce será um sucesso entre a família ou amigos!

12. Pastel de banana: receita feita com massa pronta. O preparo não tem muito segredo, você deve colocar pedaços de banana no centro da massa, suficientes para preencher o espaço da massa (mas sem que seja necessário esticá-la para fechar). Depois é só enrolar e fechar com a ponta de um garfo.

Receitas de pastel assado

FOTO: REPRODUÇÃO / TEMPERO ALTERNATIVO

13. Pastel assado fácil: a massa fica superfofinha e pode ter o recheio que você quiser. Dá ainda para congelar a massa para ter sempre em casa quando bater aquela vontade de um pastelzinho. Uma dica para a hora do preparo é só adicionar farinha até que a massa desgrude das mãos, assim ela ficará mais levinha!

14. Pastel assado de palmito: que o pastel tradicional, frito, não é nada saudável todo mundo sabe, né? Mas dá para apostar em versões mais saudáveis como esta, semi-integral (metade de farinha de trigo branca e a outra de trigo integral), assada e vegana!

15. Pastel assado de pizza: ótima receita para aproveitar o que você tem em casa e fazer um delicioso salgado, perfeito para o jantar! O recheio é feito com presunto cozido, mussarela ou queijo prato, tomate sem semente, cebola e orégano.

16. Pastel assado crocante de frango com cream cheese: fica crocante e tão bom como o frito! A massa você compra pronta e, para o recheio, usará apenas peito de frango cozido e desfiado, cream cheese, leite, farinha de rosca e queijo ralado.

17. Pastel assado de cachorro-quente: que tal unir duas paixões (cachorro-quente e pastel)? Este é um salgado diferente e que faz o maior sucesso, inclusive entre as crianças. O tempo de preparo é de uma hora e o rendimento é de 12 porções.

18. Pastel de feira assado especial: você usará massa de pastel pronta, e a montagem, para se ter uma ideia do quanto este salgado fica bom, é feita com fatias de presunto, fatias de mussarela, carne moída e ovos cozidos.

19. Pastel assado com massa integral: mais saudável, este pastel é também tentador! Além disso, a receita é prática e combina com vários recheios, como, por exemplo, peito de frango, peito de peru, ricota, pizza, brócolis, entre outros.

20. Pastel integral de grão-de-bico e couve: trata-se, na verdade, de uma receita vegana de calzone, mas a massa foi moldada como pastéis. O resultado é uma fornada de pastéis crocantes e saborosos. E você pode rechear com o que quiser!

21. Pastel assado funcional: quem resiste a um salgado saudável, gostoso, rico em nutrientes e, ainda por cima, prático?! Esse pastel de forno é ideal para carregar nas marmitas do dia a dia ou para um jantar rápido no meio da semana. É ainda ótimo aperitivo para receber os amigos em casa.

22. Pastel assado de chocolate: uma receita diferente, mas encantadora, além de prática! A massa folhada você compra pronta e, além dela, usará apenas chocolate, canela e açúcar. Uma dica é acrescentar morangos picados ao recheio de chocolate!

23. Pastel assado de Nutella: usar Nutella é aquela garantia de acertar na receita. Esta é uma boa dica para servir às crianças, com certeza elas vão amar! E o melhor de tudo é que você só precisará de massa de pastel pronta, da Nutella e de água!

24. Pastel assado Romeu e Julieta: receita simples, mas que ajuda a sanar aquela vontade de comer um doce no fim de semana! Você pode fazer para um café da tarde em casa, ou até mesmo fazer uma bandeja desses pastéis e servir em um aniversário, por exemplo.

Receitas com massa de pastel

FOTO: REPRODUÇÃO / GASTROLÂNDIA

25. Massa de pastel: receita perfeita para quem não gosta de comprar massa de pastel pronta. Para fazer esta massa bem tradicional, você usará apenas farinha de trigo, cachaça, óleo, sal, água morna e açúcar.

26. Lasanha de frango com massa de pastel: uma receita prática para o seu fim de semana. O bom é que você pode deixar ela preparada na geladeira e só colocar no forno no dia seguinte. Vale lembrar que o recheio de frango é só uma ideia, você pode fazer de presunto e queijo, carne moída, etc.

27. Torradinhas com massa de pastel: uma ideia diferente e saborosa para quando for receber visitas em casa! Você só precisa cortar uma massa de pastel em quadradinhos pequenos e levá-los ao forno. Depois, dá para servir essas “torradinhas” com patês, berinjela etc.

28. Canelone com massa de pastel: uma receita deliciosa para um almoço ou jantar do fim de semana e até mesmo para quando se vai receber amigos em casa! Os ingredientes são apenas massa para pastel, presunto, mussarela, creme de leite, molho de tomate, parmesão ralado e óleo para untar.

29. Cones recheados com carne-seca e requeijão: receita diferente, prática e saborosa, ideal para um lanche gostoso no fim de semana! Você precisará apenas de massinhas de pastel redondas, carne-seca, gergelim preto, cebola, pimenta dedo-de-moça, alho, azeite, requeijão cremoso e parmesão ralado.

30. Tortinha salgada com massa de pastel: receita muito prática, que fica ótima como entradinha ou para servir como petisco. Na hora do recheio, dá para soltar a imaginação, usando, por exemplo, brócolis com bacon, frango com catupiry, carne moída etc. Você pode também criar versões doces!

31. Cestinhas veganas de massa de pastel: uma receita barata e que rende bastante! Mas o melhor de tudo é que as cestinhas ficam lindas e são ótima opção de petisco para festas, como aniversários e até mesmo casamento. Fica a dica!

32. Rondelli de brócolis e ricota com massa de pastel: um prato perfeito para o fim de semana, prático e gostoso, daqueles de dar água na boca! A dica é comprar o pacotinho de brócolis congelado, para facilitar; mas, se preferir, é só usar brócolis comum já cozido.

33. Cestinha de bacalhau com massa de pastel: apesar da praticidade de preparo, esta é uma “entradinha de luxo”, para você fazer com a maior facilidade e agradar a todos! A massa de pastel você compra pronta e, além deste de bacalhau, você pode escolher outros recheios!

34. Canudo de doce de leite com massa de pastel e sorvete: receita perfeita para quando a vontade de comer doce bate forte. Parece complicada, mas é bem simples de fazer! Você usará apenas massa de pastel pronta, doce de leite caseiro, sorvete de creme e canela em pó.

35. Mil folhas com massa de pastel: todo mundo sabe que mil folhas é uma das sobremesas mais incríveis e, também, trabalhosas da vida! Mas esta é uma versão fácil e econômica, que dá um toque brasileiro a esta receita tradicional na França. Anote esta receita!

36. Tortinha de maçã com massa de pastel: uma receita bem prática e saborosa, ideal para ser servida com uma bola de sorvete! O rendimento é de seis unidades. Uma dica importante é caprichar bem no recheio, porque no forno essa quantidade será reduzida pela metade.

Quem resiste a um pastel? Se não for frito, pode ser assado. De toda forma, é uma opção deliciosa para um lanche gostoso! Vale a pena também conhecer e anotar estas receitas de pastéis de forno (tão gostosos que até os vizinhos vão querer um pedaço)!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *