15 receitas de suco de cenoura que beneficiam sua saúde e beleza

O suco de cenoura é popular especialmente por ser associado ao bronzeamento da pele, mas, vale destacar, seus benefícios vão muito além. Isso porque, a cenoura é rica em vitaminas e minerais, e tem a vantagem de ser um vegetal levemente adocicado, proporcionando sucos saborosos e nutritivos.

15 receitas de suco de cenoura para uma rotina mais saudável

O suco de cenoura é fácil de preparar e superversátil, ou seja, dá para incluir vários ingredientes na hora do preparo, deixando-o mais gostoso e até mesmo mais benéfico para a saúde. Inspire-se com algumas sugestões.

1. Suco de cenoura simples

Receita clássica, descomplicada e econômica. Rende um copo de 300 ml e você usará apenas a cenoura, água gelada e açúcar. Confira quantidades e como fazer.

2. Suco de cenoura detox

Para fazer este suco, que é ótimo para a saúde, você precisará apenas de cenoura, abacaxi e erva-doce. Ótima dica inclusive para dietas de emagrecimento, visto que a desintoxicação do organismo é muito importante neste processo.

3. Suco de cenoura com maçã

ISTOCK

Uma combinação de sabores deliciosa, equilibrada e benéfica para a saúde: cenoura, laranja e maçã. A dica é adoçar o suco com mel, mas, se preferir, pode tomar sem adoçar que também fica delicioso. Confira a receita completa.

4. Suco de cenoura com limão

Uma combinação não tão popular quanto laranja com cenoura, mas igualmente gostosa e saudável. Além dos ingredientes principais, você usará apenas água. O suco proporciona saciedade e tem efeito detox no organismo.

Leia também: Sorvete detox: aprenda como fazer sorvete de massa com suco verde

5. Suco de cenoura com pêssego

Para quem gosta de usar a criatividade na hora de fazer sucos, esta é ótima opção. Além disso, este é um suco excelente para prevenir a retenção de líquidos. Confira o passo a passo.

6. Suco de cenoura com beterraba e laranja

ISTOCK

Um suco cheio de saúde, que leva beterraba, laranja, salsinha fresca, cenouras e gengibre. A combinação da beterraba com laranja e ótima inclusive para combater a anemia (já que a beterraba é rica em ferro e a laranja facilita a absorção do ferro pelo organismo). Veja como fazer este suco que, além de tudo, é saboroso.

7. Suco de cenoura com beterraba e maçã

Ótima maneira de se obter mais nutrientes para o organismo, já que a combinação é rica em vitaminas A, K, C, antioxidantes e betacaroteno. Confira a receita que é muito prática e gostosa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Uma mistura que dá certo pelo equilíbrio de sabores que traz e pelos inúmeros benefícios que oferece à saúde. A receita é, inclusive, ótima maneira para se inserir os legumes na alimentação das crianças.

9. Suco de cenoura, laranja e gengibre

ISTOCK

Suco de laranja e cenoura já não é novidade para ninguém, mas que tal adicionar gengibre a essa combinação?! Além de dar um toque especial de sabor, o ingrediente é anti-inflamatório e termogênico, sendo bom aliado no processo de emagrecimento. Vale a pena anotar a receita.

10. Suco de cenoura, laranja e abacaxi

ISTOCK

Suco gostoso e que sacia, boa dica para os dias quentes pois fica super-refrescante, além disso, o abacaxi é diurético, ajudando a desinchar, e a cenoura atua mantendo o bronzeado. Confira a receita completa.

11. Suco de cenoura, limão e laranja

Um suco tão gostoso quanto nutritivo. Você precisará apenas de cenoura, limão, laranjas e pedras de gelos. Saiba como preparar.

12. Suco de cenoura, limão e salsa

A cenoura aliada ao limão (que é cheio de vitamina C) e à salsinha (que é um excelente diurético) forma um suco excelente para estimular a função renal e combater a retenção de líquidos. Anote a receita que é muito simples.

13. Suco de cenoura, maçã, gengibre e salsão

Pode ser feito no liquidificador ou centrífuga. Fácil, esta receita rende cerca de 15 porções, mas você pode diminuir as quantidades e fazer apenas o suficiente para você (e quem mais for tomar), afinal, o ideal é consumir esse tipo de suco tão logo ele fique pronto. Confira o passo a passo.

14. Suco de cenoura, mamão, limão, laranja e gengibre

Um suco que sacia muito, delicioso e cheio de saúde! Vale destacar que a extração do suco em centrífuga ou liquidificador não altera a quantidade de vitaminas, mas o importante é que o suco seja consumido logo após o preparo e não seja coado (para que se preservem as fibras, todas as vitaminas e minerais).

15. Suco de cenoura, laranja, couve e goji berry

ISTOCK

Um suco diferente, supernutritivo e saboroso. Uma dica importante é colocar primeiramente o goji berry em um recipiente com um pouquinho de água e deixar hidratando por aproximadamente 20 minutos. Confira a receita completa.

Por que incluir o suco de cenoura na sua rotina?

Se vale a pena incluir o suco de cenoura na sua alimentação diária?! Com certeza! Abaixo você confere as principais vantagens desta preparação:

  • É rico em betacaroteno, que é convertido em retinol, uma das formas mais puras de vitamina A, uma substância maravilhosa quando se trata de cicatrização e redução da vermelhidão e inflamação, explica Takatsu;
  • É aliado da beleza pois ajuda a rejuvenescer, iluminar e acalmar a pele;
  • Topicamente (diretamente na pele), pode ajudar a combater os danos causados pelo sol, pois contém falcarinol, um antioxidante;
  • Possui os carotenos que atuam como um protetor solar muito suave se o suco for usado topicamente, explica o nutrólogo;
  • Ajuda a manter o bronzeado de forma natural;
  • Aumenta a imunidade;
  • É benéfico para a saúde dos olhos;
  • Ajuda a diminuir níveis de colesterol (devido à presença de potássio).

A maioria das pessoas consome suco de cenoura exclusivamente por acreditar que ele ajuda no bronzeamento da pele.  Porém, que a bebida não vai deixar ninguém mais bronzeado.  É importante ressaltar que a exposição ao sol deve ser feita até as 10h, e sempre com o uso de protetor solar”, diz.

Embora seja muito benéfico para a saúde, o suco de cenoura não deve ser consumido em excesso e, em alguns casos, é contraindicado.

Agora você já sabe que vale muito a pena incluir o suco de cenoura na sua rotina, porém, nada de exageros! Use e abuse da sua criatividade na hora de acrescentar novos ingredientes ao suco para não enjoar do gosto e, preferencialmente, consuma a bebida sem adoçar e imediatamente após o preparo.

 

DICAS DE MULHER

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *