11 medidas para controlar a chegada de uma crise de ansiedade

A ansiedade muitas vezes é encarada como uma sensação que surge em resposta a situações que fogem ao nosso controle. No entanto, longe de ser algo natural, o quadro na verdade é uma doença que, em grau elevado, pode gerar crises que impactam não só emocionalmente como fisicamente em quem a sente.

O mal da ansiedade

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a ansiedade atinge mais de 10 milhões de pessoas no mundo e é mais comum entre as mulheres. Ela pode ser provocada por situações externas, como desastres naturais e acidentes, ou surgirem de situações de preocupação imaginária e, em geral, se manifesta repentinamente, começando por volta dos 25 a 30 anos. Conforme a psicóloga Graça Miquelutti Camargo, a pessoa ansiosa se preocupa por coisas que ainda não aconteceram. Com isso, ela fica estagnada por não conseguir tomar uma decisão.

depressao ansiedade tristeza medo 117 400x800
MARJAN APOSTOLOVIC/SHUTTERSTOCK

Sintomas de ansiedade

Entre os principais sintomas estão a preocupação, tensão ou medo exagerado; sensação contínua de que um desastre ou algo ruim vai acontecer; preocupação exagerada com a saúde, dinheiro, família ou trabalho; medo exagerado de ser humilhado publicamente; falta de controle sobre pensamentos, imagens ou atitudes; dificuldade de concentração; fadiga; irritabilidade e perda de controle; pavor depois de uma situação difícil.

Dicas para controlar a ansiedade

Faça uma auto-reflexão

Você anda estressado? Pensa demais em um futuro que ainda não aconteceu? Faz mais coisas do que consegue dar conta? A autoanálise é importante para saber o que você precisa mudar na sua vida para que a ansiedade não te domine!

Tenha um alimentação responsável

A alimentação é capaz de interferir de diferentes maneiras no nosso organismo. Ela altera desde funções vitais, como a digestão e a respiração, até a maneira como nos sentimos. Assim, ter um cardápio balanceado, sem excesso de gordura e açúcar, é essencial para reduzir ansiedade.

mulher comendo alimento gorduroso 0917 400x800
STOCK_COLORS/ISTOCK

Alguns alimentos com ação estimulante podem potencializar as crises pois aumentam os níveis do hormônio relacionado ao estresse. Café, guaraná, chás com ação energética (como mate e preto), bebidas alcoólicas entram na lista.

Durma bem

Um bom sono é essencial para relaxar e renovar as energias. Uma dica para dormir bem é desconectar-se de eletrônicos, como celulares e computadores, pouco antes de dormir, já que a luz emitida por esses aparelhos estimula o cérebro a ficar acordado. Evitar cochilos durante o dia e jantar alimentos leves são outras dicas para não sabotar sua noite.

mulher escrevendo diario 0917 400x800
WUNDERVISUALS / ISTOCK

Tenha tempo para si

Apostar em trabalhos e atividades que goste ajuda a relaxar e ainda dá sensação de paz. Ações voluntárias, ler um livro cujo enredo seja positivo, dançar ou praticar esportes em grupo são boas alternativas para espairecer e combater a ansiedade excessiva.

Respire!

Respire fundo e bem lentamente, respeitando as pausas naturais, movimentando o abdômen e não o tórax. Exercícios de respiração podem ser aliados à prática de meditação. Lembre-se, meditar não é deixar de pensar, mas observar os pensamentos passando sem se apegar. Essa prática é de ótima ajuda para nos estimular a viver o presente.

Como funciona a aromaterapia
PAVEL TIMOFEYEV – RF – THINKSTOCK

Conheça terapias alternativas

Aromaterapia, cromoterapia e acupuntura são técnicas com poder curativo que podem diminuir a ansiedade. Os benefícios da acupuntura, método que envolve a introdução de agulhas nos pontos vitais do corpo, surgem pelo equilíbrio da energia. Já a aromaterapia consiste no uso de óleos essenciais diluídos em água morna com o objetivo de espantar o estresse.

Se cobre menos

Quando surgirem preocupações resultantes da ansiedade, seja generoso consigo mesmo e não exija comportamentos ou atitudes que ultrapassem seus limites. Além disso, monitore se a atitude em questão será realizada por sua própria vontade ou se é fruto do desejo ou expectativa de outra pessoa.

fashion running los basicos para correr con mucho estilo1
JACOB AMMENTORP LUND/ISTOCK/THINKSTOCK

Faça atividades físicas

Se movimentar libera endorfina, hormônio que proporciona bem-estar e felicidade e ótimo complemento para controlar ansiedade naturalmente. Alongamento, dança, yoga, artes marciais, luta e meditação são apenas algumas das opções de um amplo leque.

Liste prioridades

Querer fazer muitas coisas de uma vez causa estresse e preocupação. O ideal é sempre finalizar uma tarefa para então pensar na outra, definindo prioridades para o que é mais importante.

mulher andando de bicicleta 0816 400x800
KICHIGIN/SHUTTERSTOCK

Aceite o descontrole

É imprevisível saber como as coisas ocorrerão, por isso não adianta pensar demasiadamente nos problemas do amanhã, visto que cada dia deve ter seus próprios desafios. Foque sua energia em se preparar para a situação quando for possível e tente aceitar o fato de quem nem tudo pode ser controlado.

Faça terapia

Com ajuda de psicólogos o paciente aprende meios para controlar ansiedade e enxergar as coisas de forma positiva. Autoconhecimento e causas por trás do desequilíbrio, como indecisões quanto à carreira ou relacionamentos, também são trabalhados na terapia.

 

BOLSA DE MULHER

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *